Você sabe o que é compostagem?

A compostagem é uma técnica onde se adiciona restos de alimentos, folhas de vegetais murchas, cascas de frutas, cascas de ovos e outros alimentos em geral para que seja feita uma “reciclagem” do lixo orgânico, com o objetivo de transformá-lo em um adubo natural, que pode ser utilizado na agricultura, jardins e plantas, substituindo os adubos químicos e evitando o descarte incorreto e produção de chorume que afeta negativamente a terra.
O melhor de tudo é que este processo pode ser feito em casa de forma simples!

Confira nossas dicas de como preparar a compostagem doméstica e realizar o descarte correto do seu lixo orgânico:

🌱 Separe 3 caixas plásticas escuras (sendo uma com tampa), folhas secas, galhos pequenos e cerca de 100 minhocas (podem ser obtidas em floriculturas ou pecuárias).
🌱 Empilhe as caixas em três níveis. Nas duas caixas superiores será feita a compostagem e por isso elas devem ter pequenos furos, que farão a “comunicação” entre as caixas. A caixa inferior servirá apenas para a coleta do resíduo líquido orgânico.
🌱 Forre o fundo da caixa superior com folhas secas, pequenos galhos ou serragem. Essa camada funciona como “dreno” para a composteira. Posteriormente, coloque a terra com minhocas e depois aplique os resíduos orgânicos.
🌱 Cubra os resíduos com outra camada de folhas secas para contribuir com a oxigenação.
🌱 Feche a caixa e aguarde. Durante os dias seguintes, faça depósitos diários de resíduos até que ela seja preenchida. Assim que estiver completa, basta colocar essa caixa para baixo e subir uma vazia para recomeçar o processo, não sendo preciso inserir novas minhocas.
Depois de aproximadamente três meses já é possível utilizar o adubo. Na última caixa, ficará acumulado o resíduo líquido orgânico que, diluído, pode ser usado para regar plantas e hortas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *