Você sabe o que é a próstata?

No Brasil os casos de câncer de próstata têm aumentado ano após ano e nos países desenvolvidos é possível encontrar números até 6 vezes maiores em comparação aos países em desenvolvimento.

Mas para compreendermos melhor, você sabe o que é a próstata?

A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen que só o homem possui. A glândula envolve a porção inicial da uretra, que é um tubo pelo qual a urina é eliminada, e é responsável por produzir parte do sêmen.

Pesando cerca de 25 a 30 gramas, a próstata tem o formato de uma pequena maçã. Quando ela está aumentada pode ser um indicativo de doença, o que não significa necessariamente que seja câncer.

Na maioria das vezes, o aumento da glândula é benigno, podendo ocorrer naturalmente ao longo dos anos de forma lenta. Essa condição clinica é chamada de hiperplasia benigna da próstata, e não oferece risco para saúde do homem, mas é preciso um acompanhamento médico realizando exames regulares para prevenir a evolução da glândula para um tumor maligno.

Outra doença que pode causar o crescimento anormal da próstata é a prostatite, que é uma inflamação causada por uma infecção bacteriana ou que pode ocorrer naturalmente com a idade, gerando dor e desconforto, impedindo a passagem da urina por comprimir o tubo da uretra.

O câncer de próstata faz com que ela aumente de tamanho, porém, em seu estágio inicial, não apresenta sintomas.  Na maioria das vezes quando a doença começa a apresentar sintomas ela já está em estágio avançado.

Confira alguns sintomas da doença:

  • Fluxo urinário fraco ou interrompido
  • Vontade de urinar com frequência durante a noite (nictúria)
  • Micção frequente
  • Disfunção erétil
  • Sangue na urina ou no sêmen (principal sintoma do câncer de próstata)
  • Fraqueza ou dormência das pernas ou nos pés
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros e outras regiões ósseas. (típico sintoma ocasionado por metástase óssea, frequente em câncer de próstata em estágio avançado).

Lembre-se, a prevenção e identificação precoce aumenta as chances de cura, por isso a qualquer sintoma procure orientação médica. Além disso é preciso reforçar que, a partir dos 50 anos de idade, todos os homens precisam realizar os exames preventivos anualmente! Não deixe o cuidado da sua saúde para depois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *