Curta o verão com boa alimentação

Está chegando o verão, a estação mais quente do ano. Com ela vem muita piscina, sol, praia, calor, uma boa dose de “água fresca” também é bem vinda nesse momento. Isso porque, no verão com a exposição solar e o aumento das temperaturas é comum às pessoas perderem mais líquidos e sais minerais pela transpiração.

Hidrate-se

Devido as altas temperaturas, capriche na hidratação tomando bastante água, água de coco, água saborizada e sucos naturais. Mas, cuidado com abuso das bebidas alcoólicas, pois além de calóricas, elas são diuréticas e favorecem a desidratação, principalmente no verão.

O que consumir no verão?

Dê preferências a refeições leves e de fácil digestão, como por exemplo os peixes, frutas e vegetais. Esses alimentos são a base da alimentação, nutrem o corpo, fortalecem as células de defesa e alguns ainda são capazes de proteger a pele contra manchas, rugas, ressecamentos, vermelhidão e envelhecimento celular causados pelo sol forte de verão.

Por isso, reforce o protetor solar e aposte em alimentos fotoprotetores, como a melancia, o tomate e a goiaba, que são ricos em licopeno e protegem a pele contra os raios UVA e UVB. Já a cenoura e a manga carregam boas quantidades de betacaroteno, que auxilia na formação da melanina, aumentando a resistência da pele contra os raios solares, além de deixar o bronzeado mais bonito.

No verão, use e abuse dos antioxidantes

A vitamina E, presente nas castanhas é um excelente antioxidante, enquanto a vitamina C presente na laranja e no abacaxi, participa da formação do colágeno. Como a exposição ao sol de verão desestrutura as fibras de colágeno, o consumo desses alimentos diminui esse efeito.

E para refrescar, substitua o sorvete convencional por sorvete de frutas congeladas. É funcional, rico em vitaminas e minerais e uma delícia. Confira a receita.

 

Receita de Sorvete natural

Ingredientes:

1 banana nanica congelada

7 morangos congelados

1 colher (sopa) de iogurte natural

Preparo:

Bata as frutas com o iogurte e consuma imediatamente.

Dica: acrescente 1 colher (sobremesa) de néctar de coco ou mel por cima.

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