Um novo motivo para se mover

Ano novo, novos objetivos e metas para serem alcançados e, claro, aquelas promessas que fazem parte do inicio do ano: entrar na academia e começar a famosa dieta pós período de festas, não é mesmo? Geralmente o objetivo de iniciar novos hábitos está atrelado a conquista de uma bela forma física.

Você sabia que a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada devem caminhar lado a lado, pois uma uma vida saudável e equilibrada é aliada do corpo desejado? Escolher uma atividade física que seja prazerosa é fundamental para que ela seja efetiva e contínua, pois, se a escolha da exercício for apenas por impulso ou modismo, é muito provável que não perdure por muito tempo, tornando-se ineficaz.

A partir da escolha da modalidade que será praticada, seja corrida, natação, musculação, pilates, cross fit ou outra modalidade a ser escolhida, é necessário adotar uma alimentação compatível, pois cada modalidade física, exige um aporte nutricional adequado.

Se a sua escolha for a corrida, uma atividade aeróbica, que objetiva a perda de calorias, consecutivamente a perda de peso, o consumo de alimentos ricos em carboidratos deve fazer parte da dieta, já que o gasto calórico dessa modalidade é aumentado e o consumo de carboidratos em quantidades adequadas será importante para gerar energia para a realização desse tipo de atividade física.

Esse tipo de atividade em praticantes assíduos aumenta a produção de radicais livres, que pode levar ao envelhecimento precoce, entre outros efeitos indesejados. Introduzir alimentos antioxidantes, como as frutas cítricas, ricas em Vitamina C, frutas vermelhas, ricas em protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação sanguínea, esses e outros alimentos antioxidantes, fortalecerá o sistema imunológico do esportista, para que tenha melhor desempenho na prática esportiva.

Se a escolha esportiva for por musculação, atividade de hipertrofia direcionada para aqueles que, além de perder peso, também desejam ganhar massa muscular, o aporte nutricional deve ser direcionado ao consumo de carboidratos complexos e proteínas. Nas refeições pré-treino é indicado consumir carboidratos integrais, pois estes ofertarão energia ao esportista durante todo o treino, evitando hipoglicemia e gerando energia para a realização da modalidade.

Após o treino, além da ingestão adequada de carboidratos, é importantíssimo o consumo de proteínas em quantidades adequadas, cerca de 2 gramas por quilo de peso corporal por dia. A proteína consumida adequadamente auxiliará no ganho de massa muscular, quando combinado a prática de musculação.

Ou seja, para cada modalidade esportiva, a dieta deve ser compatível, para que o seu objetivo seja alcançado com sucesso. E, para dar aquela ajudinha na dieta, segue a dica de um lanchinho rápido e nutritivo para começar o ano de 2019 com muita saúde, energia e disposição para a prática esportiva.

Crepioca

Ingredientes da massa:

3 claras de ovos
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de goma de tapioca
1 colher de sopa de aveia em flocos

Recheio:

1 colher de sopa de atum ou frango desfiado
1 colher de sopa de creme de ricota light

Modo de preparo:

Em um refratário, adicione as claras, o ovo inteiro, a tapioca e a aveia, misture tudo com o auxílio de um fuê ou de um garfo, e coloque a mistura em uma frigideira aquecida. Vire a massa para dourar ambos os lados. Recheie com o creme de ricota e o atum ou frango desfiado. Sirva a crepioca acompanhada de uma salada bem colorida e nutritiva. Essa é uma ótima opção para ser consumida após o treino! Bom Apetite!

Lembrando sempre que, receber o auxilio de um profissional de nutrição, único profissional habilitado para prescrever dieta, é importantíssimo para que a dieta seja realizada com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *