Temperos naturais, mais sabor para sua saúde

Quem resiste a uma comida com temperos, cheia de aromas e sabores? Sem dúvidas as ervas, condimentos e especiarias são responsáveis por deixar aquele tradicional arroz com feijão ainda mais gostoso.

Benefícios dos temperos naturais

Os temperos naturais além de serem uma delícia trazem muitos benefícios à saúde. O alho, por exemplo, ajuda o organismo a eliminar substâncias tóxicas, diminui o risco de câncer, possui atividade anti-inflamatória e antioxidante e é útil no controle da pressão arterial e do colesterol ruim. Porém, para manter todas essas propriedades é ideal consumi-lo cru, amassado ou picado, pois o calor pode inativar seus compostos.

O alecrim combina com carnes e fica perfeito na abóbora cabotiá assada. Ele melhora a saúde gástrica e intestinal e possui efeito antitumoral. Já o orégano tem ação antibacteriana e antifúngico e pode ser consumido, por exemplo, adicionado ao azeite de oliva ou em saladas, legumes e carnes. Ele tem um sabor marcante e é um excelente aliado à saúde.

A cúrcuma (açafrão) deixa tudo com uma coloração amarela e ajuda na cicatrização de feridas, além de melhorar as doenças neurodegenerativas, por isso use em arroz, legumes e frango sempre no final da preparação e associado com pimenta para potencializar ainda mais o seu efeito. Por outro lado, o urucum (colorau) é rico em flavonoides, melhora o sistema imunológico e ainda protege contra o envelhecimento precoce e as doenças cardiovasculares, sendo ótimo para compor molhos e carnes.

Salsinha e cebolinha, conhecidos como “cheiro verde”, são triviais na cozinha, combinam com tudo e oferecem um toque especial nas preparações. A salsinha é diurética e a cebolinha carrega muitas vitaminas e minerais. Use fresca ou congele para ter sempre por perto de forma prática.

A canela é muito utilizada em doces, também faz parte da família dos temperos naturais e mas fica uma delicia na forma de chá, com frutas ou até uma pitada na carne. Ela é poderosa para quem precisa controlar a resistência à insulina e o diabetes.

Use e abuse dos temperos naturais

A verdade é que o Brasil é um país tropical, cheio de ervas e especiarias que enriquecem ainda mais a alimentação da população. Fresco, congelado ou desidratado, use e abuse dos temperos naturais e evite os industrializados, pois eles têm muito sódio, conservantes e corantes.

 

Tempero antioxidante

2 colheres (sopa) de colorau

1 colher (chá) de orégano

Salsinha picada – 1 colher de chá

1 pitada de açafrão

Pimenta do reino – 1 pitada

1 dente de alho amassado

200 ml de azeite de oliva extravirgem

 

Preparo:

Misture todos os ingredientes e armazene em um vidro bem tampado e deixe reservado por dois dias antes de utilizar. Use em carnes, sopas, legumes e molhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *