Sorgo: você sabe o que é?

Originário da Índia e da Ásia o sorgo é a nova tendência na gastronomia funcional. Isso porque ele é rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo, zinco e possui uma excelente quantidade de tanino, com função antioxidante, adstringente e anti-inflamatória.

Apesar de ser o quinto cereal mais produzido no mundo, o sorgo ainda é pouco conhecido pelos produtores rurais brasileiros.

O sorgo é rico em compostos bioativos, ou seja, o grão é constituído por compostos químicos que podem gerar diversos benefícios à saúde, sendo considerado o quinto cereal mais importante do mundo.

O cereal ainda é livre de glúten, o que permite o consumo por celíacos e pessoas com intolerância a esta proteína, além de não ser transgênico como a maior parte dos demais cereais encontrados no Brasil, inclusive o milho.

Versátil, os grãos podem ser cozido na panela de pressão por 20 minutos para substituir o arroz, trigo, milho, soja, quinoa e outros grãos em diversas receitas como saladas, tabule, pipoca, risotos, sopas, quibe e hambúrguer

Ele pode ser encontrado, também com o nome de milho-zaburro, em lojas de produtos naturais, feiras ou na internet.

Com o grão é possível fazer uma pipoca crocante, com menos calórica e mais nutritiva, ótima para acompanhar aquela sessão de cinema.

Pipoca de sorgo

Ingredientes:

1 xícara de sorgo em grãos

2 colheres (sopa) de óleo

Sal a gosto

Preparo:

Em uma panela funda aqueça o óleo e despeje os grãos, tampe e aguarde até começarem a estourar. Mexa a panela para evitar que eles grudem no fundo e acabem queimando. Em seguida, desligue o fogo e adicione o tempero de sua preferência.

Dica: acrescente lemon pepper no final para dar um toque especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *