Seguro de vida: despesa ou investimento?

Você tem um seguro de vida ou está pensando em ter um? É importante conhecer os benefícios e como funciona esse tipo de serviço para decidir qual será aquele para ser contratado.

O seguro de vida tem como principal objetivo trazer segurança para os respectivos beneficiários e, até mesmo, própria segurança. Nesse caso, é preciso um importante questionamento: caso acontecesse algo que retirasse sua força de trabalho ou mesmo a perda da sua vida, o que aconteceria com as pessoas que dependem de você?

É pensando por essa perspectiva, em que a atenção é para o seu envolvimento com outras pessoas, é que o seguro passa a ser um investimento em segurança, passando longe de ser uma despesa.

Escolha por segurança

Numa análise mais fria, não há muita diferença entre adquirir o seguro de bens, como um carro ou imóvel, e um seguro de vida. Mesmo que você não tenha intenção de usar o dinheiro deste investimento, é importante ter proteção para caso um imprevisto aconteça e traga muito prejuízo em potencial.

A melhor proteção nesse caso: um seguro de vida. Então, vale a pena ter seguro de vida? É claro que sim! É um investimento essencial, para que você possa incluir em sua reserva financeira.

E pensando em reserva financeira, caso você tenha dificuldades para ter a sua, o seguro é fundamental. Ao passo que essa reserva cresce, o seguro pode ter um valor menor. Isso acontece pois a reserva financeira é outro suporte para sua família e a continuidade na organização da vida para quando algo interrompe seus planos.

Busque a educação financeira

A constituição de uma família, a estruturação da carreira profissional, realização de sonhos e planejamento financeiro são objetos sem sentido caso você não tenha segurança financeira ou um seguro de vida que evite transtornos e o aumento da dificuldade em momentos críticos.

Você tem uma educação financeira plena? Caso ainda esteja em formação, ou mesmo ainda buscando chegar lá, temos outras dicas para você. A coleção de textos para Educação Financeira aqui no Cooper Gente traz o primeiro passo, diagnosticar. A partir daí, você pode chegar ao próximo passo, sonhar.

Quer saber mais sobre educação financeira e muito mais? Assine a newsletter do Cooper Gente e continue acompanhando todas as nossas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *