A verdade sobre a salsicha

Salsicha pode até agradar o paladar de quem consome, mas infelizmente não se trata de um alimento saudável.  E agora, o cenário dos amantes de cachorro-quente ficou um pouco pior, pois o British Medical Journal comprovou que a cada salsicha consumida, a expectativa de vida pode ser reduzida em até quinze minutos.

Independente se ela for misturada aos legumes ou alimentos saudáveis, o problema está na sua composição rica em nitritos e nitratos de sódio, que são aditivos usados para conservar e aumentar a validade dessa carne. Mas, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) está diretamente relacionado a incidência de câncer de estômago, cólon e reto.

Do que é feita?

Normalmente, na produção da carne, ainda sobra uma boa quantidade de cartilagem, gordura e miudezas depois de remover bifes, costeletas, peitos, costelas, coxas, pernas e lombos. Há muito tempo, percebeu-se que isso poderia ser bem utilizado em outros produtos, e um deles é a salsicha – um clássico entre as carnes pré-cozidas e processadas.

Excesso de sal

Não se trata de baixa qualidade da carne e sim do que foi adicionado a ela. Outro detalhe que deve ser ressaltado é o excesso de sal, por exemplo, que tem sido associado a um risco aumentado do desenvolvimento de hipertensão arterial.

Porém, ter uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos associada a prática regular de atividade física faz muito bem à saúde e expectativa de vida.

Mas, se mesmo assim você quiser substituir a salsicha por uma versão mais saudável, confira a receita e consuma sem medo.

Salsicha Vegana

Ingredientes

2 xícaras de soja cozida e moída
3 dentes de alho moídos
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 xícara de farinha de rosca
Molho de tomate espesso – 1/2 xícara 
Sal à gosto
Ervas e especiarias à gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes, amassando bem. Se for necessário acrescente mais farinha de rosca. Modele as salsichas e asse em forma untada até dourar. Cubra com molho de tomate e sirva quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *