Sac 2.0: 4 motivos para implementar na sua empresa

Um conceito novo para algumas empresas e velho para outras, o SAC 2.0 pode ser chamado de evolução natural do atendimento ao cliente. Com os avanços da tecnologia os costumes da sociedade sofrem impacto, gerando mudanças de hábitos, como por exemplo na forma de comprar, deixando de ser apenas presenciais podendo ser também online com os e-commerces, fazendo com que o atendimento ao cliente se reinvente.

Desafios da implementação do SAC 2.0

A implementação de um SAC2.0 pode ser um desafio muito grande para empresas que não tem boa receptividade para mudanças. O ideal é que a empresa já tenha uma estrutura pensando nesse tipo de atendimento, porém como esse modelo é recente, é compreensível que muitas empresas ainda pratiquem o modelo tradicional de atendimento, por e-mail e telefone, em sua maioria.

Estar atualizado é um fator crucial para que as empresas tenham sucesso. Sua “ponta” mais próxima do cliente é o vendedor, mas quando não se tem um, no caso do e-commerce, as empresas desenvolveram atendimentos mais ágeis e completos que vão desde o lead até o pós-venda, com o objetivo de suprir a falta de um vendedor.

Benefícios do SAC 2.0

O SAC 2.0 pode trazer vários benefícios para empresa, vou elencar 4, que considero os mais impactantes:

  1. Um bom atendimento será lembrado
    Com um atendimento pautado no cliente como foco e com a solução do problema como única conclusão possível, o nível de satisfação do cliente aumentara consideravelmente, podendo fazer com que o mesmo volte futuramente, tendo como critério de escolha o atendimento, além de indicar a empresa para várias pessoas, por conta da boa experiência que teve lá;
  2. Gestão de crises
    Com a inclusão das redes sociais como ferramenta de atendimento a gestão de crises nunca foi tão ágil como é hoje, existem ferramentas que são capazes de monitorar e criar “mapas de reputação” da empresa, podendo encontrar citações de clientes que não gostaram de algo relacionado ao produto ou a marca. Por meio das redes sociais a empresa tem maior liberdade para entrar em contato com o cliente e identificar o motivo pelo qual ele teve uma má experiência, além de poder resolver essa situação e evitar uma propagação negativa;
  3. Atendimento completo
    Com a possibilidade de atender um cliente por uma rede social, WhatsApp por exemplo, facilita não só para empresa como também para o cliente, que pode ser atendido e resolver problema sem ter que ficar horas no telefone aguardando enquanto o atendente realiza os processos, além de que uma conversa por rede social pode gerar registro e também permite o envio de mídias (foto, vídeo, áudio e documentos de áudio), o que torna tudo mais fluido, podendo ser iniciado e concluído, finalizado o atendimento por um único canal;
  4. Aproximação cliente e marca
    Uma empresa digitalmente presente, que pratica o SAC 2.0, tende a ter uma reputação melhor, além de criar os defensores da marca, que são clientes muito satisfeitos com a empresa, que sempre que podem mencionam positivamente a mesma, indicando para amigos e participando ativamente das postagens da empresa na rede social.

Posicionamento digital

O posicionamento digital de uma empresa pode ser o “divisor de água”, pois vivemos numa era em que apenas um ato da empresa pode gerar uma comoção coletiva podendo fazer uma empresa irromper ao caminho do sucesso ou ir em direção ao fracasso. O mundo digital é rápido, frenético e continuo, ser presente e saber onde se situar é fundamental, pois sempre há vários concorrentes querendo pegar o seu lugar.

 

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