Recolocação no mercado de trabalho. 4 dicas para ajudar na sua busca

Algumas pessoas se queixam e falam: Não consigo ser chamado para entrevista ou, estou com dificuldade em me recolocar no mercado de trabalho, então preparamos 4 dicas que podem lhe ajudar nesse processo da busca por um emprego e recolocação no mercado de trabalho.

1- Atualize seu currículo

Capriche na atualização do currículo. Mas como? Por onde começar? Hoje em dia temos a facilidade de busca no Google, onde é disponibilizado alguns modelos de currículos, existem diferentes formatos e modelos para você escolher com qual mais se identifica.

O que colocar no currículo?  Caso você tenha uma carreira extensa e tenha passado por muitas empresas não é necessário colocar todas, coloque por exemplo as 4 últimas, a mesma coisa com sua vida acadêmica, não é necessário colocar sua jornada desde o ensino médio. Preencha seus dados, tais como Nome, e-mail e por favor não se esqueça de colocar o telefone para contato (sim! Recebo currículos sem telefone para contato). Insira os trabalhos voluntários ou experiências fora do brasil. Atente-se aos erros de português. Ah e quando atender o telefone, por favor seja simpático. Afinal, você já está sendo avaliado desde o primeiro contato. Lembre-se de manter redes sociais profissionais (como o Linkedin) atualizado também.  Se você estiver se candidatando a uma vaga específica, vale adaptar o CV para ressaltar as experiências mais relevantes para aquela posição.

2 -Faça Networking

Sabe aquele ditado, “quem não é visto não é lembrado”? Cuide de sua rede de relacionamentos, ligue para seus conhecidos com frequência e, quando tiver abertura, exponha seu interesse profissional.

Utilize o tempo livre ao seu favor, dedicando-se ao desenvolvimento contínuo. Faça cursos em sua área de interesse, frequente eventos e palestras. Além de aumentar sua rede de contatos, estudar durante o período em que estiver fora do mercado demonstra que você não ficou “parado”, é um profissional dedicado a aprender sempre mais. Participe de eventos mesmo que seja on-line, faça –se ser visto, Lembre-se: Cultivar sua rede de contatos profissionais e pessoais é algo que deve ser feito constantemente, não apenas quando estiver buscando por oportunidades.

3-Use redes Sociais

Use as redes sociais a seu favor, muitos entrevistadores vasculham as redes sociais para conhecer o candidato, o rede social profissional mais usada é o Linkedin, caso não tenha, crie um, nele você pode alimentar toda suas conquistas profissionais, se você tem pouca experiência fale sobre seus trabalhos voluntários e projetos realizados na faculdades, experiências fora do pais, se você tiver a habilidade da comunicação crie artigos e publique artigos, compartilhe algo interessante que seja da sua área

4 – Faça Trabalhos Voluntários

O trabalho voluntário vale claro para quem quer se doar ao próximo em primeiro lugar, mas é um campo de network, e ainda pode te ajudar a descobrir habilidades que você não conhecia, ou que já conhecia e está fortalecendo elas.

Aproveite oportunidade do momento, ao invés de pensar no problema, foque na solução, seja otimista sempre, mesmo que estamos passando por um período atípico sempre há oportunidades, alguns segmentos aumentaram as contratações.   Confie em você e siga em frente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *