Receitas saudáveis para fazer com os filhos no verão

Para muitas famílias, nas férias as crianças podem tudo: comer o que quiser a qualquer hora do dia, acordar tarde e não fazer nada o dia inteiro, passar muito tempo na TV, celular ou tablet, entre outros. Mas, mesmo que o período seja atípico, a realidade não pode ser bem assim. A obesidade infantil é uma doença crescente no Brasil, que deve ser levada a sério. Uma recente pesquisa do Ministério da Saúde mostra que, a cada dez crianças brasileiras três já estão obesas.

Sabe-se que crianças obesas terão maior probabilidade de serem adolescentes obesos, sendo que um adolescente obeso, possui 90% de ser um adulto obeso.

Como manter uma alimentação saudável no período de férias?

Os pais passam o ano todo tentando criar uma rotina diária com os filhos, incluindo uma rotina alimentar saudável, no entanto quando chega o período de férias, muitas vezes toda a conquista vai por água á baixo. Por isso é necessário que os pais adotem uma rotina equilibrada, entre o que é permitido e o que é liberado.
Durante o período de férias é importante estimular as crianças a realizarem exercícios físicos, reduzindo assim o tempo que seu filho passará em frente à TV, celular ou vídeo game o dia todo.

O aumento no tempo de uso dos eletrônicos, associado aos hábitos alimentares inadequados, contribuem para o aumento da obesidade infantil. Por isso, siga algumas dicas importantes:

  • Estipule horário para o uso dos eletrônicos.
  • Incentive brincadeiras ao ar livre.
  • Opte por uma alimentação saudável e equilibrada, evitando ao máximo ofertar alimentos gordurosos ou açucarados as crianças.
  • Comer inúmeras guloseimas durante as férias pode trazer prejuízos à saúde, por isso evite oferece-las.

O grande problema disso é o excesso de gordura e de açúcar, que pode causar alterações para o organismo de qualquer pessoa. Todo excesso pode trazer prejuízo a saúde, por isso a alimentação saudável deve se tornar um hábito e ser estimulada o ano inteiro. Além disso, quanto mais a criança for tirada da rotina, mais difícil será voltar depois.

A criança pode almoçar mais tarde, mas tente fazer com que a refeição continue contendo alimentos saudáveis. O segredo é o equilíbrio, se à noite terá pizza, no almoço ofereça a criança uma alimentação mais saudável como um frango, legumes, hortaliças e frutas.

Troque o refrigerante por suco de frutas e o sorvete de massa, por um sorvete de frutas congeladas.

 

Que tal aprender a fazer com seu filho um delicioso sorvete saudável?

 

Sorvete de frutas congeladas fácil

Ingredientes

 

  1. 2 bananas bem maduras
  2. 12 morangos frescos

 

Modo de Preparo

 

  • Coloque as bananas, junto com os morangos, no congelador (de preferência de um dia para o outro).
  • Bata as frutas no processador de alimentos até virar um sorbet, (uma massa de frutas levemente homogênea).
  • Sirva imediatamente.
  • Lembre-se, é importante mostrar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada durante o ano todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *