Como os queijos influenciam na nossa alimentação?

No café da manhã, em cubos como petisco, derretido, gratinado, no recheio ou como ingrediente principal, os queijos facilmente conquistam o paladar.  Entre tantas opções, qual é o mais saudável?

A ricota e o cottage queijos são mais leves, com menos calorias e boas doses de proteína. Uma porção de ricota oferece 20% das necessidades de cálcio de um adulto, o que equivale a um copo de leite ou um pote de iogurte natural. Esses queijos são ótimas opções para compor patês, acompanhar saladas e sanduíches.

Queijo minas

O queijo tipo minas é uma escolha interessante, pois agrada mais o paladar, combina com saladas, é perfeito com petisco e nos sanduíches fica uma delícia, pois não carrega tantas calorias como a mussarela.

Queijos prato, brie, provolone, gouda, roquefort e gorgonzola

O queijo prato concentra alta quantidade de sódio, enquanto o provolone tem mais gordura, assim como o gouda. Já o brie, o roquefort e o gorgonzola contêm fungos na composição, o que deixa a digestão mais lenta.

Queijos lacfree

Existe ainda as versões “lacfree”, destinados aos intolerantes a lactose. Nessa versão, é adicionada a enzima lactase que ajuda na digestão da lactose, um tipo de açúcar presente nos produtos lácteos.

Independente do tipo do queijo, todos são famosos por serem ricos em cálcio, porém, são pobres em magnésio. É o magnésio que ajuda na absorção do cálcio no nosso organismo. Por isso, consuma os queijos, mas capriche nos vegetais verdes para garantir o nutriente e ter uma combinação perfeita.

Também é importante ficar atento ao rótulo e observar os ingredientes, evitando aqueles que possuem conservantes na composição. Lembre-se: quanto menos ingredientes melhor!

Pasta de ricota

Ingredientes:

  • ½ unidade de queijo ricota
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (café) de orégano
  • Sal a gosto
  • Cheiro verde a gosto

Preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou processador e bata até ficar homogêneo. Sirva com torradas, bolachinhas de arroz ou acompanhamento para petiscos.

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