Quantas refeições preciso fazer durante o dia?

A busca pela rotina alimentar ideal pode ser um tormento, tanto na vida de quem precisa emagrecer quanto daqueles que apenas desejam ter uma alimentação mais saudável. Com isso vem à dúvida: comer a cada três horas, fazer três refeições ou ficar em jejum?

Depende. Para gestantes e pessoas que tem alguma compulsão alimentar, comer de três em três horas pode ser benéfico, pois é uma rotina mais inclusiva e o segredo é não exagerar nas porções.

Não tenho tempo para fazer refeições de 3 em 3 horas

Para quem não consegue se alimentar a cada três horas devido à rotina do trabalho, da vida moderna ou simplesmente porque não sente fome, fazer três refeições ao dia pode ser uma ótima solução. Nessa modalidade, as calorias e nutrientes devem estar distribuídas entre café, almoço e jantar com opções nutritivas e que forneçam bastante saciedade, por isso é imprescindível ter frutas, vegetais e boas opções de proteínas.

Jejum é bom?

A ideia do jejum pode soar estranha, mas vem ganhando muitos adeptos. A proposta é ficar sem comer só em períodos pré-estabelecidos, ou seja, realizar um tipo de jejum “programado”. O jejum trás benefícios como redução do peso corporal,  redução do colesterol e melhora da resistência a insulina.

Nas refeições é preciso respeitar a individualidade de cada um

A verdade é que não existe estratégia alimentar perfeita para todos. É preciso respeitar a individualidade de cada ser humano, pois enquanto algumas pessoas sentem fome a cada três horas outras ficam muito bem por um período prolongado em jejum. O ideal é respeitar o seu corpo e escolher a opção que se encaixe melhor ao seu estilo de vida.

Petisco de grão-de-bico

Ingredientes:

Grão de bico – 01 xícara de chá

01 colher (sopa) de sal

Páprica doce, 01 pitada

Pimenta, 01 pitada

Ervas a gosto

Preparo:

Deixe o grão de bico de molho por aproximadamente oito horas e depois cozinhe em água e sal até ficar macio. Em seguida escorra a água e coloque os grãos em uma tigela e misture todos os temperos. Espalhe o grão em uma assadeira e leve ao forno a 180ºC por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar e está pronto para consumir.

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