Qual o melhor, manteiga ou margarina?

O consumo de margarina ou manteiga faz parte do hábito diário da população brasileira, ou seja, são uma parte importante da ingestão de ácidos graxos. A gordura é um importante componente da dieta, sendo recomendado o consumo diário de 30 a 35% desse macro nutriente.

Você sabe a diferença entre manteiga e margarina?

A manteiga tem como base a gordura do leite de vaca, sendo feita de gordura, água e resíduos de lactose e butirina. É considerado um alimento muito gordo, ou seja, rico em gorduras saturadas, colesterol e calorias

Já a margarina tem como base os óleos vegetais, que são ricos em gordura monoinsaturada e poliinsaturada, que passam por um processo de hidrogenação total, parcial, ou esterificação para tornar-se sólido. Os ácidos graxos trans se formam durante o processo de hidrogenação dos óleos, favorecendo processos inflamatórios, disfunção endotelial e alteração do perfil lipídico.

O Brasil apresenta um grande número de indivíduos obesos

O Brasil é o pais que apresenta um numero elevado de indivíduos obesos, e associado á obesidade, acima de tudo, estão a síndrome metabólica e as doenças cardiovasculares.

Segundo as diretrizes brasileiras o consumo de ácidos graxos saturados não devem ultrapassar 7% do valor calórico total (VCT) diário. Ácidos graxos poliinsaturados  não deve ser menor que 10%, ácidos graxos monoinsaturados menor que 20%, e colesterol menos que 200 mg/dia.

Consumo de gordura trans

Estudo realizado em pessoas saudáveis demonstrou que indivíduos que consumiam alimentos ricos em gordura trans,  tiveram aumento na inflamação sistêmica, na produção de citocinas inflamatórias TNF-alfa e IL-6 e na concentração de LDL (colesterol ruim).

O consumo de gordura trans, é um importante fator para o surgimento de doenças cardiovasculares, por exemplo. Para evitar essas doenças recomenda-se que o consumo seja inferior a 1% das calorias totais da dieta. Por esse motivo, em suma, considera-se á margarina um produto prejudicial á saúde humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *