Probióticos: conheça as bactérias do bem

Os probióticos são conhecidos por bactérias guerreiras, que resistem ao pH ácido do estômago e chegam intactas ao intestino para fazer bem a nossa saúde, ajudando a combater a prisão de ventre, câncer de intestino, facilitar a cicatrização da pele, diminuir a ansiedade e fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos que contém probióticos

É comum estarem presentes em iogurtes, leites fermentados, queijos e o famoso Kefir (composto por diversas bactérias). Mas atenção! É preciso olhar o rótulo dos alimentos e verificar se eles possuem lactobacilos ou bifidobactérias, pois não é regra conter as “bactérias do bem” nesses produtos.

Considerados alimentos, não são usados para curar doenças e sim para tornar o organismo mais resistente a elas, fornecendo mais saúde e qualidade de vida para quem consome.  Assim, é possível encontrá-los em cápsulas e sachês, porém, é necessário ter uma orientação profissional antes de consumi-los, pois, a concentração de probióticos é muito maior.

Efeitos colaterais dos probióticos

Apesar da fama de “bonzinho”, alguns pacientes relatam inicialmente aumento dos gases, desconforto abdominal e até diarreia. Isso porque, com uso dessas bactérias acontece a morte de alguns patógenos no ambiente intestinal, o que favorece os sintomas, mas deve-se insistir no uso do probiótico para os sintomas melhorarem e os benefícios serem aproveitados.

Enfim, para garantir todos os efeitos positivos dessa tropa, independente se o consumo é nos alimentos ou em cápsulas, o importante é que seja regular e associado a uma alimentação rica em fibras, frutas, vegetais e biomassa de banana verde, os quais são alimentos para esse exército sobreviver dentro do nosso corpo.

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