Previna-se contra o câncer de próstata

Agora em novembro o mês muda de cor, tornando-se azul, com o objetivo de conscientizar o maior número possível de homens sobre a importância da realização dos exames regulares e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. A maior parte dos homens, por questões culturais, não possuem o hábito de realizar cuidados preventivos e, tampouco, procurar regularmente um médico. Com isso, na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, somente quando ocorre sinais e sintomas do surgimento da doença.

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Na totalidade em absoluto de incidências de câncer, considerando ambos os sexos, o câncer de próstata é o 4º tipo mais comum e o 2º mais incidente entre a população masculina.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen, evolvendo a porção inicial da uretra, o tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce compreende diferentes estratégias, destinadas ao diagnóstico de indivíduos que apresentam ou não sintomas da doença.

Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, podendo levar a morte. Porém a maioria dos nódulos cresce lentamente, podendo levar 15 anos para atingir 1 cm, não apresentando sinais nem sintomas. Os fatores ambientais estão relacionados com o aumento da incidência de câncer, como o uso de tabaco, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e dietas inadequadas, pobres em fibras e ricas em gordura animal.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente de origem animal, ajuda a reduzir os riscos de câncer e de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Um composto fitoquímico tem sido estudado, conhecido como licopeno, é um dos antioxidantes mais potentes, que confere ao tomate, melancia, goiaba e outros alimentos a coloração avermelhada.

O mecanismo de ação do licopeno encontrado nesses alimentos, tem a capacidade de atuar como antioxidante, combatendo a formação de radicais livres, que alteram o DNA das células desencadeando um processo cancerígeno. A atividade antioxidante do licopeno, confere alto grau de proteção contra oxidação celular, atua fortalecendo o sistema imunológico, aumentado a resistência do organismo para combater células malignas. O licopeno presente nos alimentos de coloração avermelhada, pode reduzir em até 50% do risco do câncer de próstata.

Pudim delícia rico em licopeno

Ingredientes:

400ml de suco de melancia peneirado

2 Colheres de (sopa) de amido de milho

5 Colheres de (sopa) açúcar mascavo ou demerara

2 Cravos-da-índia

100ml de água

Modo de preparo:

Em uma panela misture todos os ingredientes e leve-os ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau, até obter a consistência de pudim. Deixe o preparo esfriar, mexendo de vez em quando com uma colher. Despeje em taças molhadas e leve a geladeira. Desenforme no dia seguinte, apenas no momento de servir.

Dica

Decore com frutas ou uma calda de frutas vermelhas, deixando o alimento ainda mais rico em licopeno.

Bom apetite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *