Prevenção, auto exame e demais exames importantes para detectar o câncer de mama

Você sabia que o câncer de mama, se descoberto precocemente, tem grandes chances de cura?

Por isso é importantíssimo que as mulheres mantenham a rotina de saúde preventiva, indo ao médico e realizando os exames preventivos periodicamente, além de fazer o autoexame.

No entanto, com a chegada do COVID-19, muitas pessoas deixaram de ir ao médico e realizar exames de rotina.  Um levantamento realizado nos últimos meses aponta que a cada 10 mulheres, 6 deixaram de ir ao ginecologista e ao mastologista durante o período de isolamento social.

O que é mais preocupante é que a grande maioria dessas mulheres que deixaram de ter acompanhamento médico tem mais de 60 anos, idade essa em que o risco do surgimento da doença fica mais elevado. Nós devemos tomar todos os cuidados para evitar o contagio e disseminação do COVID-19, mas sem deixar de lado o cuidado com um assunto tão sério.

Você deve ficar atento ao seu corpo e, ao menor sinal ou sintoma, buscar por um médico!

Confira o que você pode fazer pela sua saúde:

  • Auto exame mensalmente.
  • Exames clínicos periodicamente.
  • Exames de imagem, como ultrassonografia, mamografia e ressonância magnética.

Se for detectada alguma alteração nos exames anteriores, seu médico certamente solicitará os exames apropriados e, se necessário, dará início ao tratamento. No entanto não há o que temer. As chances de cura para o câncer de mama são grandes, se descoberto precocemente. Por isso foque no autocuidado e se toque, afinal seu toque é sinal de amor!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *