Que tal uma forcinha para comprar o presente da sua mãe?

Presentear sua mãe sem se endividar é muito importante! Algumas dicas para usar o cartão de crédito de forma consciente.

Você sabia que o Dia das Mães é a segunda data mais importante do comércio, atrás apenas do Natal?   Neste ano, a comemoração será dia 8 de maio, um domingo. Ou seja: falta muito pouco tempo para correr atrás de um presente para uma homenagear sua mãe.

A data foi oficializada no Brasil em 1932. O então presidente Getúlio Vargas se inspirou no Dia das Mães norte-americano e pretendia atender o comércio que precisava de um incremento nas vendas pós – Natal.   A data é comemorada sempre no segundo domingo de maio.

Para a maioria das mães, nem sempre o presente é o mais importante, mas ninguém gosta de passar a data em branco. Porém, quando falta dinheiro na conta corrente, a situação fica complicada. Nessas ocasiões, um cartão de crédito pode ajudar, e muito. Empresas como a Cooper Card, por exemplo, contam com um grande número de lojas credenciadas que podem facilitar na escolha do presente. São milhares de estabelecimentos ativos, entre perfumaria, lojas de chocolate, vestuário, calçados, restaurantes, bares e lanchonetes.

A praticidade começa pelo aplicativo da Cooper. O usuário tem acesso a aba “onde comprar” e logo é direcionado a uma página dos estabelecimentos comerciais credenciado. É possível filtrar por categoria. Para o Dia das Mães, as mais procuradas são “Vestuários” e “Bares e Restaurantes”. Essa última categoria é procurada por aqueles que querem marcar a data com um almoço ou jantar em família.

Silvio Domingues, diretor comercial da Cooper, ressalta que os cartões, mesmo que ligados a algum lojista emissor, também são aceitos nos demais estabelecimentos credenciados da Cooper Card, e não apenas na loja emissora do cartão. “Um cartão de supermercado, por exemplo, será aceito em outros estabelecimentos que não sejam concorrentes desse mesmo supermercado”, explica.

Para atrair mais consumidores, a Cooper também conta com um clube de vantagens que oferece descontos em alguns produtos. Basta acessar o site ou o app para saber quais estão disponíveis.   No mesmo aplicativo é possível acessar a rede de lojas que gera cashback.  Dá pra comprar um presente pra mãe e ainda ganhar algum dinheiro de volta. Esse valor revertido fica disponível num cartão digital chamado Cooper Pay.  “Com ele você pode usar o valor para abater o pagamento da fatura do cartão Cooper Card ou transferir para a conta corrente”, sugere Domingues.

E pra quem deixar pra comprar o presente na última hora, pode acessar o Shopping Cooper. Caso a mãe goste de música, séries ou filmes, é possível fazer recargas de serviços como o Spotify e NetFlix no aplicativo. Além de ser bem em conta, a pessoa não precisa sair de casa.

CUIDADOS AO USAR O CARTÃO

O diretor comercial da Cooper Card também chama a atenção para o uso consciente do cartão de crédito.  “Uma coisa é ter acesso a crédito, outra é ter a consciência de que a fatura chegará no final do mês”, esclarece.  Esse tema é uma preocupação constante da empresa, explicitado em palestras e cartilhas de educação financeira.  “Queremos quer as pessoas consumam, mas com o pé no chão e de forma consciente”, acrescenta.

LIMITE DO CARTÃO

Domingues tem cinco dicas para que a pessoa não se prejudique com o uso do cartão.  A primeira é não confundir o limite do seu cartão de crédito como se fosse uma renda extra.  Afinal, no fim do mês, a conta precisa ser paga.

PARCELAMENTO DA FATURA

Evite entrar no parcelamento da fatura. Muitos gente gasta mais do que poderia e em situações emergenciais resolve pagar apenas parte dessa fatura, entrando na famosa “bola de neve” do endividamento.

“Nesse momento, estamos vivendo o maior índice de endividamento das famílias. Boa parte dessas dívidas, cerca de 74% – de acordo com os bureaus de crédito – é oriunda de dívida do cartão, muitas vezes pelo pagamento parcial da fatura.

Outra dica recomendada é fazer um lembrete no calendário ou no celular pra saber quando vence a fatura. “Perder o vencimento do cartão de crédito e ir adiando isso, vai gerar juros e isso acaba prejudicando ainda mais o pagamento da dívida”.

NÃO EMPRESTE CARTÃO

Outra dica importante: jamais empreste o seu cartão de crédito. É fácil perceber o volume de problemas que isso pode ocasionar.  Não se deve esquecer que cartão de crédito é dinheiro.

Por fim, sabemos que toda mãe merece um presente legal, mas não compre algo em que você terá que fazer um parcelamento muito longo.  Se possível, compre para pagamento no vencimento da fatura. “Vai surgir outra data importante, até mesmo o aniversário da própria mãe, e você ainda estará pagando as parcelas da compra anterior”, adverte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.