Prato funcional para as comemorações do final de ano

Enfim estamos no último mês do ano, em que acontecem as confraternizações e as tradicionais comemorações de natal e ano novo. Mas como comer sem culpa e trazer mais nutrientes para a mesa? Nesse post você aprenderá como preparar um delicioso prato funcional para a ceia de ano novo.

Sugestão de prato funcional com pescada branca

A sugestão de hoje é usar a pescada branca. Um peixe com sabor suave, com baixo teor de gorduras e rico em ômega-3. O peixe pode ser assado, grelhado, cozido ou acompanhado de um delicioso molho de frutas vermelhas, para deixar o prato ainda mais saudável e funcional.

Prato funcional com framboesa e amora

A framboesa, por exemplo, é rica em antocianinas, que tem efeitos: antioxidantes, anti-inflamatório, proteção dos danos do nosso DNA e prevenção de doenças cardiovasculares. Da mesma forma a amora preta carrega os mesmos compostos, além de cálcio, potássio e vitamina C. Tanto a framboesa como a amora são ótimas para incluir na finalização do seu prato funcional.

Assim, você pode preparar a pescada branca como preferir e finalizar com o molho de frutas vermelhas, deixando o prato funcional, bonito, cheio de compostos e uma delícia.

Apimente seu prato

Se quiser dar uma apimentada no preparo do seu prato funcional, fique à vontade. A pimenta preta, é uma especiaria rica em piperina, um fitoquímico que atua como anti-inflamatório, anti-úlcera e imunomodulador. Mas cuidado para não exagerar, pequenas quantidades são suficientes para trazer sabor e saúde.

Molho de frutas vermelhas para peixe

Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite de oliva

200g de amora

200g de framboesa

2 colheres  (sopa) de manjericão picado

Vinagre balsâmico a gosto

Pimenta à gosto

100 ml de vinho tinto seco

Preparo:

Em uma frigideira, salteie as amoras e framboesas levemente no azeite. Acrescente o manjericão, o vinagre balsâmico, a pimenta e o sal. Por último, coloque o vinho e deixe reduzir o molho até que as frutas estejam cozidas. Sirva com o filé de pescada e como em boa companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *