Poupar – o terceiro passo da educação financeira

Na sua caminhada para a educação financeira, poupar é o terceiro e mais importante passo para equilibrar as contas. Você já aprendeu como diagnosticar, entendeu como sonhar e agora é hora do terceiro passo.

Para alcançar com louvor a educação financeira é imprescindível que você saiba orçar e poupar da forma correta. Saber o quanto custa cada produto comprado e, além disso, se esse preço é realmente justo.

Para fazer um orçamento, o objetivo deve ser claro sobre quanto vai ser preciso desembolsar para pagar por algum produto ou serviço. Quanto mais informações você conseguir sobre o preço daquilo que deseja, mais fácil vai ser para criar estratégias eficientes para gastar o mínimo possível pelo que você quer.

Apesar disso, o mais comum é que as pessoas façam compras impulsivas e sem comparar preços. Por isso, apesar de parecer uma tarefa simples, pesquisar bem feita não é. Alguns produtos podem variar muito, dependendo de qualidade, trabalho necessário para produção e tipo de loja onde é vendido, por exemplo.

Agora não faz falta o dinheiro gasto sem necessidade, mas… E no futuro? Poupar é a chave.

Mude seu comportamento

É necessário mudar para que a sua vida financeira seja sustentável. Na maior parte das vezes, esse é o maior desafio a ser vencido no processo de educação financeira.

Um importante cuidado ao comprar é não se basear apenas na etiqueta do produto. Busque diferentes fontes, compare a diferença entre preço à vista e preço a prazo, analise a relação custo-benefício e deixe seu orçamento mais completo. Algumas ferramentas, como Zoom e Buscapé, são eficientes para mostrar o histórico do preço dos produtos.

Saber poupar é essencial para usar seu dinheiro com sabedoria, guardar uma parte e criar uma reserva própria para situações de emergência. Negocie descontos e controle-se quando sentir o desejo de adquirir algo que não é necessário na hora, e pode ser adquirido depois.

Tenha controle sobre a sua ansiedade para evitar compras compulsivas. Começou o mês e está com dinheiro na mão? A primeira coisa a fazer é planejar qual vai ser o destino e, depois de algumas semanas, evite preocupações maiores para esperar o próximo pagamento.

Diagnosticar a situação financeira, sonhar com sabedoria e criar orçamentos para compras responsáveis, enquanto poupa para emergências, é o que vai proporcionar uma melhora na qualidade de vida que não pode ser medida.

Quer ficar por dentro de mais dicas para manter sua saúde financeira? Manter a estabilidade é um exercício contínuo, que não acaba com esses três passos. Fique por dentro e acompanhe as novidades aqui no Cooper Gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *