Pode vir, batata doce!

A batata doce conquistou mais espaço no cardápio ao se tornar a queridinha dos praticantes de musculação. Considerada o carboidrato ideal para atletas, supera os outros tubérculos em vários nutrientes, isto porque possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata inglesa.

Famosa pela combinação com o frango, ela possui baixo índice glicêmico. Isso garante que a dupla libere energia lentamente no organismo, contribuindo para a sensação de saciedade e fornecendo substrato para a reparação muscular.

Uma opção para substituir a batata doce é a mandioca salsa, pois também apresenta carboidratos de baixo índice glicêmico. No lugar do frango, pode-se utilizar peixes, como tilápia, truta, sardinha e atum ou ovo orgânico, desde que não sejam fritos. Uma dica é assá-los ou refogá-los com um fiozinho de azeite.

Para garantir uma refeição balanceada o ideal é incluir um vegetal folhoso verde, preferencialmente cru, além de legumes de cores diferentes para que haja maior fornecimento de vitaminas e minerais.

Com o sabor adocicado, a batata doce vai bem com canela, mel, coco e noz-moscada, mas experimente empregá-la em pratos salgados, assada ou cozida. Ela pode substituir a batata-inglesa em preparações como sopas, bacalhoadas, purês e até saladas. Use a imaginação e aposte nesse alimento.

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