2020 com Planejamento Financeiro: ano novo com dinheiro no bolso

Entra ano, sai ano e as promessas são sempre as mesmas, ano novo, vida nova e muito dinheiro no bolso. Porém, por diversos motivos, nem todos conseguem colocar este planejamento em prática. Mais do que desejar, o ideal se organizar e planejar. Com um bom planejamento financeiro será possível realizar outras metas, e até sonhos, em 2020, como por exemplo, um celular novo, uma viagem de férias ou até mesmo a tão sonhada casa própria.

 Sem planejamento financeiro, mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados

A última pesquisa realizada pelo Serasa mostra que mais de 60 milhões de brasileiros não conseguem pagar todas as suas contas. Ou seja, cerca de um quarto da população economicamente ativa do Brasil está endividada, boa parte dela sendo composta pelos jovens, que não se planejam financeiramente e continuam consumindo mesmo não tendo como pagar, tornando seus gastos uma bola de neve.

A falta de consciência financeira é um dos principais inimigos dos brasileiros e na grande maioria dos casos, a vontade de ter algo é mais forte de que a vontade de economizar e de planejar. Levando isso em consideração, que tal começar o ano fazendo um planejamento financeiro?

Passos para começar um planejamento financeiro

Antes de qualquer coisa, é importante saber quanto e com o que você gasta. Separe as contas do último mês para ter uma ideia e aí sim começar seu planejamento financeiro.

Anote seus gastos

Primeiramente, anote tudo aquilo o que você gasta. Pode ser escrito em um caderno, no bloco de notas do celular ou até mesmo em um app de celular. Anote essas informações de maneira que você consiga entender.

Acima de tudo, é importante anotar todos os gastos e separar as despesas fixas (as que todos os meses você precisa pagar, como aluguel, condomínio, gás, água, luz), e variáveis, por exemplo um conserto de algo que quebrou, algum remédio que precisou, ou seja, coisas que não estavam no planejamento financeiro.

Elimine suas dívidas

Jé que você começou anotando seus gastos saberá exatamente quais suas dívidas e poderá se organizar para pagar. O segundo lugar da lista é conseguir quitar todas as suas dívidas, assim você conseguirá ter mais dinheiro e automaticamente, mais tranquilidade para pensar nos próximos passos na sua vida financeira.

3 – Tenha disciplina e paciência

Não é da noite para o dia que alguém consegue ter planejamento financeiro. Para isso, é importante ser disciplinado e preencher sempre sua planilha de gastos. Essa é a melhor maneira de saber quanto está gastando e poder perceber se algo pode ser melhorado ou mudado. Por exemplo, gastos fúteis, ou que podem ser trocados por algo mais em conta, são o primeiro passo pra começar uma mudança de hábito.

Esses são só os primeiros passos para quem quer começar a economizar e se planejar financeiramente no novo ano que está começando, ou seja, você conseguirá poupar e também por em prática planos que antes não iria conseguir, justamente por não ter dinheiro suficiente.

 

Um comentário em “2020 com Planejamento Financeiro: ano novo com dinheiro no bolso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *