Pipoca: um estouro em antioxidantes

Famosa por acompanhar um bom filme ou ainda sucesso nas festas juninas, a pipoca já foi vista como vilã da alimentação e acusada de aumentar os ponteiros na balança.

Mas, um estudo realizado pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que ela possui tantos antioxidantes quanto uma porção de frutas ou verduras, por exemplo. Se comparado com a maçã, a pipoca tem 300 mg de antioxidantes contra 256 mg da fruta, que combatem os radicais livres e levam ao envelhecimento precoce e até ao câncer.

Benefícios da pipoca

Na parte fofa (parte branca) está o amido resistente, o mesmo encontrado na batata doce, o qual passa praticamente intacto pelo sistema digestivo e tem baixo índice glicêmico. Já a casca se destaca pelas doses generosas de fibras, o que favorece o funcionamento do intestino e aumento da saciedade.

E os benefícios não param por aí, a pipoca também oferece ácido fólico, vitamina importante para mulheres em idade fértil e apresentada em diversas pesquisas como protetora do coração. Contém ainda pequenas doses de minerais como o fósforo e o potássio, uma dupla que atua no sistema nervoso, na formação dos ossos e na manutenção dos músculos.

Pipocas de microondas

O lado ruim está nas pipocas de micro-ondas, além de gorduras elas possuem diversos ingredientes prejudiciais à saúde. Porém, é possível reproduzir a receita de forma rápida e prática. Basta adicionar ½ xícara de milho para pipoca em um saco de pão vazio (feche o saco) por 2 a 3 minutos no micro-ondas, salpicar uma pitada de sal e se render a um estouro de sabor.

Pipoca com açafrão

Ingredientes:

1 xícara (chá) de milho para pipoca

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (café) de açafrão

Sal a gosto

Preparo:

Aqueça o azeite em uma panela e adicione apenas um milho para pipoca. Quando ele estourar acrescente os demais grãos e o açafrão. Misture bem, tampe a panela e mexa de vez em quando até todos os milhos estourarem. Finalize com sal e um bom filme!!

Um comentário em “Pipoca: um estouro em antioxidantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *