Pinhão: os benefícios desse alimento funcional

Aproveitar o friozinho em casa, no escritório ou nas festas juninas comendo uma porçãozinha de pinhão cozido é uma opção deliciosa. Mas essa semente, sucesso entre os gaúchos e que tem a cara da estação, também fica ótima como ingrediente em diversos pratos salgados.

O melhor do pinhão é o fato dele ser um alimento funcional e com muitos benefícios para a saúde. Rico em vitamina C, auxilia no combate aos radicais livres, sem contar que é livre de glúten, mas rico em amido, com proteínas e gordura do tipo monoinsaturadas que são excelentes para diminuir o colesterol ruim e prevenir as doenças cardiovasculares.

Ele ainda possui minerais como ferro e cobre. O ferro previne anemias e o cobre auxiliam na absorção do ferro, sendo uma dupla perfeita. Já para aqueles que sentem fadiga, tensão muscular e falta de energia, o pinhão pode ajudar, devido às vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio e fósforo, os quais melhoram esses sintomas.

Com uma boa distribuição de oligossacarídeos, so pinhão é uma ótima estratégia para modular a microbiota intestinal. Para obter os benefícios dessa semente, basta cozinhá-la em panela de pressão com um pouco de água e sal por 30 a 40 minutos, depois é só retirar a casca e consumir. Mas é preciso moderação, pois cada 100g de pinhão cozido tem aproximadamente 200 calorias.

 

Farofa de pinhão

Ingredientes:

1 xícara de carne bovina em cubinhos

2 dentes de alho amassados

½ cebola em cubinhas

1 colher (sopa) de azeite

1 ½ xícara (chá) de pinhão cozido e descascado

2 xícaras (chá) de farinha de mandioca (biju)

2 colheres (sopa) de cenoura ralada

Cheiro verde à gosto

Sal a gosto

 

Preparo:

Doure a carne no azeite, adicione o alho e a cebola. Em seguida coloque o pinhão refogue mais um pouco. Acrescente a cenoura e a farinha e deixe dourar. Acerte o sal e finalize com cheiro verde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *