Os 3 pilares da segurança de dados

Entenda os três princípios fundamentais para uma empresa que vai iniciar um projeto de segurança de dados.

Em nossa sociedade atual, a informação tornou-se o ativo de maior valor para os indivíduos e para as organizações. Ter acesso a informação correta e no momento necessário é algo que faz parte do nosso dia-a-dia, mas nem sempre nos damos conta de que esta mesma informação em mãos erradas (ou com conteúdo não íntegro) pode provocar uma série de problemas, tanto para nós indivíduos quanto para as organizações.

Imagine os dados do seu cartão de crédito sendo disponibilizados para pessoas estranhas? Ou o seu resultado de exame médico com valores incorretos? Ou ainda o sistema de folha de pagamento indisponível? Tudo isto nos traria inúmeros problemas caso ocorresse hoje?

Estas, entre outras preocupações, são tratadas diariamente pelos profissionais de segurança da informação, uma área da tecnologia que busca garantir que os três pilares da segurança de dados sejam mantidos no meio digital:

• Confidencialidade;
• Integridade;
• Disponibilidade.

As ações tomadas para garantir confidencialidade visam garantir que a informação (seja ela digital ou não) seja acessível apenas pelas pessoas devidamente autorizadas. Imagine se os dados de seu cartão de crédito estivem acessíveis a qualquer pessoa na internet?

Ações focadas na integridade tentam garantir que a informação esteja correta e íntegra, não sofrendo qualquer adulteração durante seu transporte ou armazenagem. Imagine, neste caso, se o seu resultado de um exame médico tivesse os dados adulterados? Já parou para pensar o quão íntegra esta informação precisa ser?

Já as ações direcionadas para a disponibilidade da informação buscam garantir que ela estará disponível sempre que você precisar. Muitas vezes nem notamos, mas é o que esperamos que aconteça ao passar nosso cartão de crédito num caixa de supermercado ou posto de gasolina e, ao digitar nossa senha, esperamos que o Sistema de Autorização de Transações do Cartão esteja disponível.

Empresas que se preocupam com seus clientes e seus ativos não deixam de empenhar grandes esforços para garantir que a tríade “Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade”, também chamada de CID, seja uma realidade no seu negócio.

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