Ômega 3: conheça os seus benefícios
Os ômegas são considerados gorduras do bem e devem fazer parte e uma dieta saudável e equilibrada, pois são essenciais para a saúde. Alguns são considerados essenciais, ou seja, essa substância deve ser consumida na alimentação, pois o corpo humano, não produz naturalmente esses ácidos graxos, como é o caso do ômega 3.
O ômega 3 apresenta em sua molécula ácido ecosapentaenoico (EPA), ácido docosahexenóico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA).
O EPA, é o responsável por ajudar na redução da inflamação no organismo, atuando na melhora de várias doenças crônicas, que possuem mediadores inflamatórios, como, por exemplo, obesidade, artrite reumatoide e algumas doenças cardiovasculares. Auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos e na redução dos sintomas da depressão.
O DHA presente nessa substância tem principal função neurológica. O DHA faz parte da composição cerebral, por isso o seu consumo é essencial para manter a saúde do cérebro. O consumo de DHA combate depressão, Alzheimer, hiperatividade e déficit de atenção.
Já o ácido AFA-linolênico (ALA), é utilizado pelo organismo como fonte de energia, além de estudos demonstrarem que o consumo desse nutriente, auxilia na saúde da retina, protegendo contra inflamação, e ainda preserva a saúde dos vasos sanguíneos.
Segundo recomendações do Ministério da saúde (OMS), o consumo semanal de alimentos que contenham ômega 3 deve ser de no mínimo 2 porções.
Quais são esses alimentos ricos em ômega 3?
- Salmão
- Sardinha
- Cavala
- Atum
- Arenque
- Anchova
- Chia
- Linhaça
- Nozes
Quando pensamos em um alimento fonte de ômega 3, logo vêm a mente o salmão. Algumas pessoas dizem que apenas o salmão selvagem é fonte de ômega 3 pois o que faz o peixe ser fonte é a alimentação á base de algas e plânctons, sendo assim, salmão criados em cativeiro não possuem a substância. Será mesmo verdade?
Estudos realizados recentemente apontam que o salmão de cativeiro também é fontes de Omega 3, pois a ração ofertada a esses peixes é a base de ácidos graxos, fazendo com que os peixes de cativeiro, também produzam Omega 3, igual aos peixes selvagens.
Sabemos que o salmão possui um valor elevado e que esse motivo contribui para redução do consumo desse ácido graxo. O que muitos não sabem é que outro peixe rico em Omega 3 e muito nutritivo, porém com custo baixo, é a sardinha, que alem de ser barata, tem mais Omega 3 que o salmão.
A sardinha possui quase três vezes mais Omega que o salmão. Cada 100 gramas de salmão, possui 1,5 gramas de Omega 3, enquanto á cada 100 gramas de sardinha, possui 3,5 gramas de Omega.
Que tal aproveitar que agora você conhece os benefícios do Omega 3, e preparar um prato, rápido, saudável e gastando pouco.
Sardinha funcional
Ingredientes:
- 1 kg de sardinha fresca
- 3 dentes de alho
- 2 tomates maduro
- 2 cebolas
- 1 pimentão verde ou vermelho
- 2 folhas de louro
- ½ xícara de azeite extra virgem
- ½ xícara de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sobremesa de cúrcuma
- Sal rosa
Modo de Preparo:
1-Comece limpando as sardinhas, com o auxilio de uma faca raspe ás escamas, retire a cabeça, rabo e as vísceras. Logo após, lave bem as sardinhas com água corrente.
2-Corte as sardinhas ao meio e com a ajuda de uma pinça, retire a espinha dorsal.
3-Corte as cebolas, tomate e o pimentão em rodelas, e coloque em camadas na panela de pressão alternando entre a cebola, tomate, pimentão e sardinha, adicionando sal á gosto.
4-Adicione o alho picado, as folhas de louro, o azeite, vinagre e a cúrcuma.
5-Leve ao fogo médio, quando iniciar a pressão, abaixe o fogo e deixe por mais 30 ou 40 minutos.
6-Após esse tempo, desligue o fogo e aguarde o término da pressão, ai é só degustar essa receita deliciosa e super nutritiva.