O impacto dos processos na produtividade

Toda organização, de uma forma ou de outra, utiliza processos onde há pessoas, tecnologia, produtos e serviços envolvidos. Todavia, nem todas as empresas entendem a importância de ter processos documentados e organizados de forma sustentável, fator que se tornou elemento alavancador de decisões gerenciais e estratégicas em empresas que visam competitividade e referência para o progresso empresarial.

Se pensarmos bem, a estrutura de uma empresa funciona como um conjunto de processos interligados e interdependentes. Caso um processo ‘falhe’ ou possua gaps, este já não irá produzir 100% o resultado esperado.

Isso pode acontecer quando cada colaborador executa atividades da maneira que acha correta. Processos vêm para padronizar, organizar e definir a maneira adequada de desempenhar uma tarefa, sempre tendo em vista o funcionamento todo de um fluxo, do início ao final.

Com isso, a empresa terá vários benefícios, tais como:

• Controle de cada etapa para torná-la mais efetiva, encontrando mais facilmente as falhas e traçando estratégias para corrigi-las;
• Aumento de produtividade pois elimina discussões de procedimentos, já que tudo estará padronizado e normatizado nos documentos de processos;
• Maior previsibilidade pois como a empresa terá parâmetros pré-definidos, não será necessário utilizar do improviso;
• Talvez um dos maiores benefícios será o conhecimento transmitido de forma sustentável, ou seja, caso um colaborador que não conhece bem um determinado processo e tenha que assumi-lo temporariamente ou definitivamente, este know-how estará desenhado e definido nos documentos de processos, que podem ser consultados a qualquer momento.

Estes são somente alguns dos benefícios de termos documentos de processos.

Cada vez mais as empresas tendem a utilizar estes benefícios e estarão munidas de material e conteúdo para sempre melhorar os processos, a fim de aprimorar os serviços oferecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *