5 motivos para premiar seu colaborador

Há um paralelo entre produtividade e motivação em qualquer ação humana. Premiar o atingimento de metas é, portanto, uma forma de pavimentar o caminho para que sejam alcançadas e também o ingrediente especial para que novos caminhos sejam abertos.

Os elogios e a remuneração fixa não são mais suficientes para atender às demandas do mercado de trabalho, e os colaboradores dependem de outras ações e recompensas para que a excelência seja mais do que um objetivo utópico e passe a ser uma contínua superação de limites.

Os colaboradores precisam integrar, fazer parte de uma história que está sendo escrita. Nesse caso, premiar aqueles que se destacam não é apenas uma recompensa financeira e monetária, mas, principalmente, um símbolo de reconhecimento.

Razões para premiar

Premiar os colaboradores é um meio eficiente de incentivar uma equipe a atingir resultados de alta performance e que carregam a empresa a voos mais altos.

1. Motivar: Os colaboradores precisam ser continuamente desafiados. Com metas e parâmetros claros, com possibilidades reais de se atingir o resultado esperado e ser recompensado ao chegar lá. Sua equipe ficará estimulada e engajada com os objetivos da organização e, consequentemente, com o sucesso do negócio;

2. Reter talentos: Contratar bons funcionários não é tarefa fácil. Mas, após a contratação, surge a dificuldade em manter essas pessoas. Investir em premiações é uma maneira eficiente para a retenção desses talentos, pois criar novos desafios que motivam em busca de melhores resultados;

3. Produtividade: As organizações vivem em um contexto cada vez mais dinâmico e competitivo e, com isso, a produtividade passou de um diferencial para um fator de sobrevivência. Premiar seus colaboradores é coroar a produtividade, pois reconhece os indivíduos que dão um passo além e, consequentemente, produzem mais;

4. Pertencimento: Atualmente, o local de trabalho deixou de ser o ambiente onde o colaborador apenas executa suas atividades de trabalho. Tornou-se o local em que ele cria ligações interpessoais e cultiva o espírito de trabalho em equipe. E o desafio, hoje, é criar esse vínculo emocional com o colaborador e o sentimento de pertencimento. Um dos meios de formar esse vínculo é pelo reconhecimento. Reconhecer e premiar bons desempenhos gera sentimento de pertencimento do colaborador com a organização;

5. Zona de conforto: Um problema existente em todas as organizações são os colaboradores acomodados. Eles são importantes para a empresa, pois entregam seu trabalho e já estão habituados à cultura da empresa, mas não fazem questão de dar algo mais, de sair de sua zona de conforto. Criar ações de premiação vai, além de reconhecer os mais produtivos, incomodar os não premiados, criando um estímulo para que busquem melhores resultados e produzam mais.

 

Por esses e outros motivos, premiar é um fator decisivo para o sucesso de uma organização. Está pronto para começar na sua empresa?

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