2 técnicas de motivação e engajamento de equipes

Se você que está lendo esse texto é gestor de uma equipe já deve ter tido algum tipo de dificuldade com um membro da equipe. Talvez por não ter entendo direito ou por ele ter um perfil diferente do resto da equipe e do seu. Sabemos que quando essas ocorrências não são tratadas essas situações podem causar falta de motivação e até causar uma separação do membro da equipe.

2 Teorias para motivação e engajamento

Para isso trouxe hoje 2 teorias muito interessantes que podem ser usadas para ‘’conhecer’’ melhor as pessoas da sua equipe e aumentar mais a sua sinergia e admiração de seus liderados. Um mantra bastante conhecido de liderança diz que ‘’um bom líder conhece bem seus liderados’’ e é exatamente isso que essas duas ferramentas irão lhe possibilitar.

 O que é o DISC?

O DISC é uma teoria de motivação que serve como base para algumas das ferramentas de assessment até hoje. Essa ferramenta se baseia em conceitos do livro “As Emoções das Pessoas Normais” de William Moulton Marston, representadas pelas letras D, I, S e C.

Basicamente a teoria divide o comportamento humano em 4 pilares, cada um com uma característica distinta:

  • (D) Dominância: Esse pilar está diretamente ligado a desafios. Geralmente é aquela pessoa da sua equipe que você sempre precisa estar desafiando. Tendem a ser pessoas bem objetivas e diretas, orientadas para resultados e extremamente competitivas. Sua emoção mais evidente é a RAIVA.
  • (I) Influência: Esse pilar está diretamente ligado a como você lida com as pessoas e qual o nível de influência que você tem sobre elas, são pessoas com o perfil mais carismático, sociável e inspirador. Sua emoção mais evidente é o OTIMISMO.
  • (S) Estabilidade: Esse pilar explica como você reage com relação a mudanças, e como você dita seu ritmo, suas principais características são ser agradáveis, pacientes, sinceros e constantes, e diferentes dos demais. A sua característica emotiva mais marcante é NÃO DEMONSTRAR EMOÇÃO.
  • (C) Conformidade: Esse pilar está diretamente ligado como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outras pessoas, tem como principais características ser analítico, preciso, perfeccionista e cuidadoso. Sua característica emotiva mais marcante é o MEDO.

Certo, mas o que eu posso fazer agora que tenho essas informações?

Bom, como demonstrado acima, o DISC permite que possamos entender como é o jeito de ser de algumas pessoas correto? A partir disso podemos utilizar essa informação a nosso favor para motivação, como por exemplo:

  • Processos de recrutamento de seleção: Geralmente, contratamos pessoas por competências técnicas e demitimos por competências comportamentais, que tal mudarmos essa regra? Afinal de contas caráter não se treina, e técnicas se aprendem. Portanto, trace qual é o perfil comportamental necessário para o trabalho que vai ser executado pelo membro da equipe que será contratado. Busque um perfil que tenha naturalidade em executar o que for exigido pelo cargo, isso diminui muito as chances da pessoa não entregar o proposto, de se estressar com a rotina de trabalho proposta por você e de perder motivação.
  • Plano de carreira atrelado ao perfil do liderado: Cada pessoa é única em sua essência, e sabemos que as ambições das pessoas mudam conforme o tempo passa, ou seja, não crie planos de carreia padrões, construa um plano de carreira para o seu funcionário de acordo com o seu perfil. Verifique sempre suas atribuições caso você tenha pretensão de promover um liderado para um cargo de liderança, pois a liderança requer motivação e algumas atribuições que se encontram apenas em alguns pilares.

Lembrando que o DISC foi criado para funcionar com relações de ganha-ganha.

Com essas dicas você já pode conseguir um impacto considerável de motivação e engajamento na sua equipe. No próximo artigo continuarei falando de como podemos usar o conhecimento do DISC a favor do líder e atrelando a outra ferramenta, a TEORIA DOS MOTIVADORES.

Um comentário em “2 técnicas de motivação e engajamento de equipes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *