Micro e pequenas empresas: 3 dicas para uma gestão de pessoas mais eficiente

Gerir pessoas é sempre um desafio, não importa qual seja o tamanho da equipe ou empresa, e por isso acaba sendo a última área a receber atenção, principalmente quando falamos das Micro e Pequenas Empresas.

Graças aos recursos reduzidos, as MPEs acabam voltando seus esforços às áreas que, supostamente, garantem mais lucro, deixando de ter o devido cuidado com o que realmente move uma empresa: os colaboradores.

Essa ausência de atenção faz sentido quando pensamos que nas empresas menores não existem departamentos voltados apenas para o cuidado e suporte das necessidades dos colaboradores, cabendo ao empresário cuidar de tudo. Porém, mesmo reconhecendo e compreendendo as dificuldades, é importante mudar essa realidade e passar a trabalhar em prol de quem se dedica pela empresa a fim de mantê-los interessados e se esforçando para o crescimento do negócio.

Por isso, para ajudar você na reestruturação da gestão de pessoas em sua empresa separamos algumas dicas valiosas que, se colocadas em prática, farão a diferença!

  • Comunique-se!

Nada pior para um funcionário do que ser cobrado de um erro sem que ao menos tenha sido orientado a melhorar. Comunicar-se com os seus colaboradores faz a diferença, e permite que eles se sintam valorizados e evoluam constantemente. A cultura de feedbacks é a chave para uma empresa de sucesso!

  • Reconhecimento é prioridade!

Existem diferentes maneiras de gerenciar pessoas e muitas empresas acabam optando pelo “medo” como ferramenta, fazendo com que os colaboradores realizem seu trabalho puramente pelo medo da demissão. Já outras empresas preferem reconhecer o bom trabalho de seus colaboradores e, por causa desse reconhecimento, acabam conquistando seus funcionários e retendo talentos, que se sentem realizados em trabalhar em um lugar onde tem seus esforços reconhecidos. Não precisa de muito tempo de reflexão para compreender que gerenciar pelo medo não é mais tão eficiente nos dias de hoje. O mercado de trabalho atual está cheio de oportunidades e é preciso muito mais que um salário em dia para manter um colaborador em sua empresa.

A Cooper Card, que trabalha lado a lado ao empreendedor, compreendeu isso muito bem e por isso criou diversas maneiras de oferecer benefícios e reconhecimentos para os colaboradores, garantindo a satisfação e motivação da equipe.

  • Treine a equipe

Foi-se o tempo em que a empresa não oferecia treinamentos por medo do colaborador se capacitar demais e encontrar algo melhor. Na verdade treinar sua equipe mostra que você acredita no potencial deles e, principalmente, no potencial da empresa. Treinar seus colaboradores é vantajoso para todos!

Gostou das nossas dicas? Esperamos ter ajudado!

Agora é só começar a colocar em prática. E lembre-se, a Cooper pode te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *