Como escolher o melhor tipo de pão?

O pão de cada dia possui cada vez mais opções: francês, integral, de fôrma, light, multigrãos… Entre tantas escolhas, qual é a melhor na hora que estiver na frente da prateleira do supermercado?

O primeiro passo na hora de avaliar é verificar a quantidade de aditivos na composição. Conservantes, emulsificante, fortalecedor de farinha, acidulante, edulcorante, entre outros. Esse tipo de produto não pode ser encontrado numa feira, pois não são ingredientes comuns, e sim parte da indústria para melhorar a durabilidade do produto em detrimento da saúde.

Um estudo recente mostrou os malefícios sobre a utilização do propionato de sódio para inibir mofos em pães industrializados e, assim, prolongar a validade do produto. A publicação é da revista Science Translational Medicine.

Esse ingrediente pode estar relacionado com mudança na flora intestinal e também com obesidade e diabetes. É uma reflexão preliminar sobre o consumo exagerado desse tipo de alimentos.

Solução caseira, o pão também

O verdadeiro pão é feito apenas com farinha, água, fermento e um pouco de sal. Porém, ao optar por versões integrais, há a presença de mais fibras para melhorar a saúde intestinal e que causam saciedade.

No Brasil não existe uma regulamentação para produtos integrais. De acordo com a Anvisa, os fabricantes podem rotular um produto como integral caso ele possua esse tipo de farinha na receita, qualquer quantidade que seja. Em comparação, nos Estados existem percentuais definidos: mínimo de 50% de grãos integrais.

A melhor dica é sempre ler o rótulo com atenção e optar por aqueles que tem a farinha de trigo integras na composição e, pelo menos, 3g de fibra por porção. Em relação ao pão francês, mesmo que tenha poucos aditivos, é preciso tomar cuidado com a quantidade de sal e comer com moderação.

Se a opção for fazer em casa, melhor ainda! É possível adicionar grãos como chia, linhaça, quinoa e outros cereais, que deixam o alimento bem mais nutritivo. Quer começar agora? A receita de hoje é muito prática, com o pão de micro-ondas.

 

PÃO DE LOW CARB DE MICRO-ONDAS

Ingredientes

1 ovo

1 colher (sopa) de farinha de amêndoas (pode usar farinha de coco também)

1 colher (sopa) de água

1 colher (sopa) de iogurte natural

1 colher (sopa) de aveia em flocos finos

1 colher (sopa) de gergelim

1 colher (café) de fermento em pó

Sal e ervas a gosto

Preparo

Misture tudo com um garfo, coloque em um pote pequeno e leve ao micro-ondas por 2 minutos e 30 segundos. Depois é só cortar ao meio, colocar o recheio e prensar na sanduicheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *