Benefícios da linhaça

A linhaça é um alimento funcional. É uma semente oleaginosa, geralmente de cor marrom avermelhada, dourada ou marrom do linho. Independente da cor, sua composição nutricional não difere muito, ambas são ricas em lignanas, fibras dietéticas e ácido fenólico. Porém a dourada possui menor quantidade de fibras e maior quantidade de proteínas, que a marrom.

A linhaça é um alimento fonte de ômega 3, um ácido alfa-linolênico, que constitui 57% do conteúdo dessa semente.

Benefícios da linhaça a saúde

  • Auxilia na circulação sanguínea
  • Ação anti-inflamatório
  • Ação antioxidante
  • Reduz colesterol LDL (colesterol ruim)
  • Redução sintomas da menopausa
  • Diminui risco de diabetes
  • Reduz riscos de câncer

A linhaça deve ser consumida triturada grosseiramente, e logo após triturada é importante que seja consumida, para que não venha perder seus benefícios nutricionais, nem a oxidação dos ácidos graxos, presente no alimento.

Uma pequena porção de linhaça, aproximadamente 40 gramas desse alimento, possui 6 gramas de fibras, 5 gramas de proteína vegetal, além de vitaminas e minerais como, manganês, magnésio, tiamina, cobre e fósforo.

Além de ser fonte de vitaminas e minerais, também são fonte de substâncias antioxidantes, como os polifenóis que combate a produção de radicais livres, causadores de envelhecimento precoce, doenças crônicas como diabetes e o câncer.

A linhaça é rica em uma substancia vegetal chamada lignana, que possui ação angiogênica impedindo a formação de novos vasos sanguíneos, bloqueando a formação de novos tumores, que poderia se disseminar pelo corpo, gerando metástase.

É importante salientar que, para obter os benefícios a saúde, oferecidos pelas substancias presentes na linhaça, o consumo desse nutriente de ser diário, se o consumo desse alimento for esporádico, certamente os benefícios não serão alcançados. Por isso, abuse desse super alimento em suas receitas.

Shake funcional com linhaça

Ingredientes:

  • 250 ml de leite de aveia
  • 1 Colher de sopa de linhaça triturada na hora.
  • 1 pitada de canela e pimenta preta moída na hora.
  • 1/2 Colher de chá de psyllium.
  • Meia colher de chia

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma panela pequena, e leve ao fogo baixo até que engrosse e fique bem homogenia. Pode tomar ou comer de colher, podendo ser uma ótima opção para substituir o jantar, auxiliando na perda de peso e na melhora da função intestinal.

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