Lentilha: motivos para incluir na alimentação

A lentilha é um dos alimentos mais antigos do mundo. Além de delicioso, simboliza fartura e riqueza, sendo um ingrediente indispensável nas festas de final de ano, também sendo muito usado em sopas, saladas, molhos, croquetes ou hambúrgueres.

Benefícios da Lentilha para o coração e intestino

Com teor apreciável de magnésio, a leguminosa é amiga do coração, protegendo artérias, controlando a pressão arterial. O alimento também melhora o humor, pois possui o aminoácido triptofano, o qual é precursor da produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar.

Sem contar a quantidade de fibras presente no grão. Um estudo realizado com animais obesos indicou que uma dieta rica em lentilhas é capaz de mudar a microbiota intestinal através da redução na colonização de bactérias patogênicas, promovendo uma melhora do intestino e redução de fatores inflamatórios.

Lentilha e o ferro

Rico em ferro, a lentilha eleva o sistema imunológico e abastece as células do sangue para transportar oxigênio pelo corpo. Contudo, a disponibilidade do mineral é otimizada quando sua ingestão está associada a um alimento rico em vitamina C, como o limão, laranja ou acerola.

Como preparar o legume

Embora cozinhe rapidamente, é fundamental que ela seja colocada de molho por pelo menos seis horas, trocando a água na metade do tempo. Esse processo permite eliminar o ácido fítico, presente no alimento, que compromete a absorção das vitaminas e minerais.

Um alimento tão versátil, saboroso, fonte natural de vitaminas e minerais, cheio de benefícios para a saúde não pode estar presente apenas nas comemorações de ano novo. Por isso, inclua a lentilha no dia-a-dia, pelo menos uma vez na semana e se surpreenda com esse presente da natureza.

 

Hambúrguer de lentilha

Ingredientes:

1 xícara (chá) de lentilha cozida

1 xícara (chá) de farinha de arroz ou aveia

1 cebola picadinha

Sal a gosto

Cheiro verde a gosto

1 colher (sopa) de azeite

Preparo:

Doure a cebola no azeite e acrescente metade das lentilhas já amassadas, acrescente os temperos e o restante da lentilha cozida. Desligue o fogo, deixe esfriar e molde os bolinhos. Asse em por 20 minutos a 200 ºC.

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