Benefícios da laranja para a saúde

A laranja é uma das frutas mais populares do mundo, presente em diferentes variações e modos de preparo. É uma fruta cítrica, normalmente cultivada em climas quentes, e que pode ser consumida fresca, como suco ou também compondo diferentes receitas, salgadas ou doces.

É uma fonte de fibras, minerais, vitaminas, carboidratos, elevado percentual de água e baixa quantidade de proteínas. O sabor adocicado é por conta do carboidrato, o que deixa a laranja mais saborosa, com a presença de açúcares simples, como glicose, frutose e sacarose.

O açúcar da laranja

Mesmo com essa diversidade de tipos de açúcar, o índice glicêmico da laranja é baixo, variando entre 31 e 51. Isto é, a velocidade de entrada do açúcar para a corrente sanguínea é moderada. Apesar disso, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.

O baixo índice acontece devido ao alto número de fibras e, por isso, a recomendação é para consumo da fruta inteira, incluindo o bagaço, e menos suco coado.

As principais fibras da laranja são a lignina, pectina, celulosa e hemicelulose. Elas estão associadas à sensação de saciedade, auxiliam na digestão e evitam a constipação, pois auxiliam na absorção de carboidratos e do colesterol.

Sendo fonte de minerais (folato e potássio) e vitaminas (C e B1), o consumo da laranja ajuda a prevenir alguns problemas de saúde, como cálculos renais, pois o ácido cítrico e os citratos evitam a formação de pedras nos rins. Já a vitamina C trabalha na absorção de ferro e, portanto, previne a anemia.

Detox anti-anemia

Ingredientes

2 folhas de couve

1 laranja inteira

300 ml de água

Modo de Preparo

Higienize as folhas da couve. Corte ou rasgue, mantendo os talos. Coloque a água, a couve e a laranja no liquidificador, batendo por 2 ou 3 minutos. Sirva logo em seguida para não perder os benefícios dos nutrientes presentes na receita.

 

Fique de olho nas novidades do Cooper Gente e aproveite para aprender mais sobre alimentação, entendendo o que influencia na sua energia e também uma receita de suco detox para incluir na sua dieta.

Um comentário em “Benefícios da laranja para a saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *