Inovação e criatividade no ambiente empresarial

Muito tem sido discutido sobre inovação e criatividade no ambiente empresarial, mas, para começar nossa conversa, vamos contextualizar esses termos. Criatividade tem muito mais a ver com fazer as coisas de forma diferente, criar algo novo, ou seja, criar e gerar novas ideias, como uma nova campanha, um novo produto, um novo processo entre outros.

A inovação passa pela criação, mas vai além. A inovação está no DNA da empresa, na forma como ela traduz e implementa sua criação, a forma como impacta na vida das pessoas, da comunidade, ou seja, é a criatividade que gerou um resultado, que na maioria das vezes contribui para a evolução do ambiente em que está inserido.

As corporações precisam ter um ambiente favorável para a criatividade e desfrutar dela, desse olhar novo, de olhar de novo e de novo, repensar, mover-se. De alguma forma toda empresa é criativa, pois os resultados que a trouxeram até aqui não garantem a sua continuidade.

Em contrapartida, as empresas que em seu ambiente respiram inovação, a sua força transcende a vontade de perpetuidade. Elas buscam, de fato, deixar um legado no mundo. Contribuir para que as pessoas vivam melhor, tenham experiências nas suas relações em diversos âmbitos. Steven Jobs construiu uma das empresas mais inovadoras do mundo. Ele desafiava constantemente sua equipe a fazer melhor, pensar diferente e como isso iria impactar na vida das pessoas.

A criatividade move o mundo. É essencialmente responsável pelo progresso da humanidade, das empresas. A inovação é a implementação com sucesso dessa criatividade. As empresas podem ser criativas, porém não, necessariamente, inovadoras. Em outras palavras, para se conseguir um ambiente com inovação, é preciso que se tenha um mix saudável de criatividade, pronto para nutrir e manter a capacidade de inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *