Inovação e criatividade no ambiente empresarial

Muito é discutido sobre inovação e criatividade no ambiente empresarial, e para seguir a conversa é muito importante que esses termos sejam contextualizados.

Criatividade é muito mais relacionada com novas maneiras de fazer as coisas, criar algo novo, criar e gerar novas ideias. Isso vale para uma nova campanha, um novo produto, um novo processo e qualquer fator novo que tenha potencial de mudanças positivas.

A inovação vai ainda além da criação. Ela está presente no DNA da empresa, na forma como ela traduz e implementa a criação. O modo que impacta a vida das pessoas e da comunidade são a representação do resultado da criatividade, que na maioria das vezes é um fator de evolução para o ambiente na qual é inserida.

Os efeitos no ambiente da empresa

É necessário que as corporações tenham um ambiente favorável para incentivar a criatividade e, dessa forma, desfrutar dos seus efeitos. Novos olhares e perspectivas que fazem repensar e continuar a se mover. Em algum modo, toda empresa é criativa, mas seus resultados e ações do passado não garantem o futuro.

A contrapartida para empresas que tornaram a inovação parte do ambiente é que a força é transcendente à vontade de perpetuar. Há uma busca por deixar um legado no mundo, entregar contribuições para melhorar a vida das pessoas e as experiências delas em diversos âmbitos.

A Apple, uma das empresas mais inovadoras e conceituadas do mundo, foi construída por Steve Jobs. Ele era conhecido por desafiar constantemente a equipe na busca por fazer melhor, pensar diferente e como seria o impacto do trabalho na vida das pessoas.

Criatividade é o que move o mundo. Essencialmente, é responsável pelo progresso de tudo que é relacionado à humanidade. Já a inovação é o implemento de tal criatividade, o que faz que empresas criativas não sejam, necessariamente, inovadoras. Em outras palavras, é preciso uma mistura saudável de criatividade e inovação, uma combinação entre o que nutre e os resultados que são gerados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *