Índice glicêmico dos alimentos, você sabe o que é?

Quando se fala em dieta, perda de peso, ganho de massa ou mudança do hábito alimentar o assunto mais comentado são a quantidade de carboidratos, proteínas e o teor de calorias. Porém, nem só desses itens é composto o alimento. Também é necessário avaliar a carga e o índice glicêmico dos alimentos.

O que é o índice glicêmico?

É a capacidade do alimento em elevar a glicose sanguínea,podendo ser classificado como: baixo (menor do que 55), médio (entre 56 a 69) e alto (acima de 70). Alimentos com alto índice estimulam a produção de insulina pelo pâncreas aumentando o risco de desenvolver a resistência a esse hormônio e gerar uma resposta inflamatória crônica.

O que é carga glicêmica?

A carga glicêmica refere-se à quantidade de carboidratos na porção do alimento, ou seja, quanto menor, menos probabilidade de elevar a glicemia. Portanto, podemos ter um alimento com alto índice glicêmico, mas com baixa concentração de carboidratos na porção (baixa carga glicêmica) e consequentemente menor capacidade de elevar a insulina.

Variações da carga e índice glicêmico

Também é importante saber que o índice e a carga glicêmica de um alimento podem variar muito em função do modo de preparo. A batata doce, por exemplo, tem baixo índice glicêmico, mas ao fazer o chips de batata doce, as fatias finas associada à alta temperatura promovem a quebra de muitas ligações glicosídicas e índice glicêmico dela sobe.

Utilizar alimentos com baixo ou alto índice depende muito do objetivo de cada pessoa. Açúcar de coco e xilitol tem baixo índice glicêmico enquanto o mel e o açúcar mascavo tem alto índice, mas podem ser excelentes opções no pós-treino quando a elevação da insulina é desejável para promover a hipertrofia.

 

Panqueca de banana e aveia

Ingredientes:

1 ovo

1 banana naninca amassada

2 colheres (sopa) de farinha de aveia

1 pitada de canela em pó

1 colher (sopa) de linhaça dourada

Preparo:

Amasse a banana e misture os ingredientes. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo de coco e coloque a mistura. Deixe em fogo baixo até desgrudar o fundo, depois vire a panqueca para dourar o outro lado.

 

Um comentário em “Índice glicêmico dos alimentos, você sabe o que é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *