Melhore a imunidade com boa alimentação

Estamos vivendo dias de muitas dúvidas, frente a nova pandemia no mundo todo. Saiba como melhorar a imunidade para enfrentar o novo coronavírus e outras doenças virais.

Essa pandemia trata-se do coronavírus, uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves. O novo vírus é o COVID-19, que teve início na China, no final de 2019 e vem tomando grandes proporções pelo mundo, já tendo atingido os 5 continentes, em um curto período de tempo. À poucos dias o vírus chegou ao Brasil e já está causando dúvidas e medo na população.

Porque causa medo?

Como se trata de um vírus novo, ainda não temos estudos que apresentem um medicamento capaz de matar e combater o vírus, nem mesmo uma vacina para prevenir que pessoas sejam acometidas pelo mesmo, o que gera insegurança entre a população mundial.

O COVID-19 é um vírus que causa infecções respiratórias, podendo levar a quadros de complicações mais graves, principalmente em indivíduos que apresentam doenças auto imune, como exemplo, diabetes, cardíacos, asmáticos e idosos.

Como evitar o contágio?

É extrema importância tomarmos algumas medidas, para evitar o contágio e possíveis complicações, pelo coronavírus:

  • Lavar as mãos periodicamente com sabonete antibacteriano;
  • Fazer uso de álcool em gel 70%,(somente não houver possibilidade de lavar as mãos com água e sabão);
  • Mantenha os ambientes sempre bem ventilados;
  • Evite locais com aglomerações de pessoas;
  • Não compartilhe objetos pessoais;
  • Evite cumprimentos com beijos ou aperto de mãos;
  • Ao tossir, sempre cubra a boca e o nariz com o antebraço e não com ás mãos;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, para fortalecer o sistema imunológico.

E a imunidade?

As pesquisas comprovam que, uma boa alimentação tem papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças, visto que aumentam a imunidade. Até o presente momento, não há comprovação cientifica que um alimento específico possa combater o COVID-19, porém podemos adotar uma alimentação saudável e equilibrada, para fortalecer o nosso sistema imunológico, prevenindo complicações decorrentes de doenças virais.

A nutricionista da Cooper Card, Márcia Santos, dá dicas no vídeo de quais alimentos ajuam a melhorar a imunidade em tempos de coronavírus e outras doenças virais.

Alimentos que fortalecem a imunidade

Alguns alimentos possuem substancias que fortalecem nosso sistema imunológico, reduzindo assim o risco do surgimento de doenças:

Vitamina A

Auxilia na regulação do sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções. A vitamina A é facilmente encontrada em alimentos como por exemplo, cenoura, laranja, abobora, couve, espinafre, pimentão vermelho e amarelo, entre outros alimentos de coloração amarelada.

Ingerir 4 porções desse grupo de vegetais por dia, eleva os níveis de vitamina A sérico, aumentando as defesas do sistema imunológico contra as doenças.

 Vitamina C

São os antioxidantes que previnem a formação de radicais livres, atuando no fortalecimento do sistema imunológico. Os alimentos fonte são: laranja, limão, acerola, goiaba, kiwi, morango, mamão e caju.

Ingerir de 3 á 4 porções de frutas por dia, será suficiente para manter fortalecida ás defesas do sistema imunológico.

Selênio

É um mineral que participa da formação de enzimas que apresentam ação antioxidante, tendo um papel fundamental na manutenção do metabolismo saudável e aumentando a resistência do corpo contra agentes causadores de doenças, como por exemplo, o câncer, doenças cardiovasculares, asma e as doenças virais. Os alimentos fonte são: ovos, fígado, atum, bacalhau e principalmente a castanha do Pará.

Ingerir de 3 á 4 castanhas do Pará, é o suficiente para manter os níveis de selênio adequado, e consecutivamente as defesas do organismo.

Probióticos

São um conjunto de bactérias benéficas para a saúde, que provocam um equilíbrio da flora intestinal, facilitando a absorção de nutrientes e fortalecendo á imunidade. Os alimentos fonte são: Kefir e vegetais fermentados conhecidos como Kombucha.

Ingerir 200 ml ao dia 0de um alimento fermentado de probióticos composto por múltiplas cepas, vai manter as o equilíbrio do sistema imunológico.

Extrato de própolis

É uma substância sintetizada naturalmente pelas abelhas e pode ser encontrada em forma de spray, cápsula ou gotas. Esse suplemento possui propriedades anti-inflamatórias e é muito usada no tratamento e prevenção de resfriados, infecções e doenças virais como a gripe.

Ingerir 20 gotas de extrato de própolis, irá auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

Outros nutrientes como, ferro, zinco, vitamina E também auxiliam na resposta do sistema imunológico, tornando-o menos vulnerável á qualquer tipo de doença viral.

Outros hábitos que melhoram o sistema imunológico

Além de manter uma alimentação saudável e equilibrada, manter alguns hábitos saudáveis no seu dia-a-dia também auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, como:

  • Rotina de sono adequada;
  • Redução do estresse;
  • Exposição diária ao sol, para promover a produção adequada de vitamina D;
  • Meditação, para auxiliar no controle do estresse;
  • Exercícios físicos moderados.

É possível fortalecer o sistema imunológico consumindo de alimentos saudáveis e mantendo hábitos de vida adequados.

Um comentário em “Melhore a imunidade com boa alimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *