Como liderar equipes em Home Office

Se há três meses atrás te falassem que viveríamos uma situação de Isolamento Social a nível mundial, certamente daríamos risada, dizendo que seria impossível. Mas, nesse momento, todo o planeta se vê obrigado a manter-se em suas casas para evitar um colapso ainda maior e com isso as empresas passaram a dotar o Home Office.

E nesse contexto, como ficam as empresas, os negócios, o comércio, a economia? Os resultados ainda são incertos, mas é fato que estamos fazendo o que é necessário.

Com novas situações, precisamos aprender a lidar rapidamente com as mudanças. Em muitas organizações entra em cena o sistema de trabalho Home Office.

Não que seja novidade, afinal, muitas empresas já trabalham dessa forma. O que acontece é que muitas empresas quem nem imaginavam trabalhar nesse formato, se viram obrigadas a colocar seus colaboradores para trabalhar nas suas casas, para que fosse possível manter os negócios andando, a vida seguindo e as pessoas com um mínimo de segurança.

Com a demanda, o mercado busca por ferramentas que auxiliem no dia-a-dia dessa nova realidade e, algumas delas, podem facilitar muito as relações entre funcionários e empresa, sem que seja perdida a motivação.

Conheça algumas ferramentas para o home office:

– Trello: conhecida ferramenta de gestão de projetos, onde as atividades são divididas em quadros e atribuídas a cada membro, uma espécie de Scrum digital (https://trello.com/);

– Pipefy: plataforma de gestão de projetos e equipes, possível de inserir atividades e observações em diversos níveis (https://www.pipefy.com/);

– Google Drive: parece simples e trivial, mas é de imensa ajuda para compartilhar documentos e atualizações (https://www.google.com.br/drive/apps.html);

– Discord: destinado a gamers que querem se comunicar enquanto jogam, pode ser facilmente adaptados às necessidades de times que querem (e precisam) estar em constante contato (https://discordapp.com/);

– Zoom: ferramenta de videoconferência, muito utilizado nos ambientes corporativos, para pequenas, médias e grandes calls (https://www.zoom.com.br/).

Essas são só algumas das diversas opções de ferramentas, gratuitas ou não, para manter a equipe conectada e alinhada.

A seguir, o material disponibilizado pelo Mastercoach J. Rodolfo Grou, com dicas de como Liderar as Equipes em Home Office, lembrando que são experiências empresariais e, como qualquer material, deve ser aplicado de acordo com a cultura e direção de cada empresa.

Caso queira, baixe o material aqui.

Desfrute da leitura e, nos comentários, conte-nos como está sua nova rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *