05 de maio: Dia Mundial da higienização das mãos
Dia 05 de maio é comemorado o dia mundial de higienização das mãos, uma medida tão simples, porém muito eficaz na redução da transmissão de micro-organismos, principalmente na atual situação de pandemia causada pelo Coronavírus, em que essa medida preventiva tomou proporções maiores ainda.
O que são Micro-organismos?
Micro-organismos podem ser vírus (incluindo a Covid-19), bactérias ou protozoários que podem ser transmitido através das mãos de um individuo contaminado, ao tocar objetos, indivíduos sadios ou através da manipulação de alimentos.
O principal veículo de contaminação dos alimentos é a mão do manipulador. Podendo causar algumas doenças transmitidas por alimentos (DTA). Os sintomas mais comuns de DTA são vômitos e diarreias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão e olhos inchados.
Para adultos sadios, a maioria das DTA’s duram poucos dias e não deixam sequelas. Já para as crianças, idosos, grávidas e pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves, podendo inclusive levar a morte.
Como fazer a higienização das mãos de forma correta
Não podemos descuidar com a higienização das mãos, por isso realize a lavagem das mãos com água e sabão, constantemente e de forma correta.
A melhor maneira é lavar a palma das mãos, o dorso, friccionar entre os dedos e as suas pontas, polegar e os punhos. Secar muito bem com toalha no ambiente doméstico, ou com toalha de papel não reciclado para manipuladores de alimentos.
Quando não for possível lavar ás mãos, use álcool 70% para realizar a higienização.
Além do uso de máscara e o isolamento social, lavar as mão adequadamente, tem sido uma das medidas preventivas de maior eficácia adotada para evitar a transmissão pelo coronavírus, mas sempre foi uma medida preventiva para evitar a contaminação dos alimentos evitando uma série de doenças transmitidas por alimentos (DTA).
Lembre-se, lavar ás mãos pode salvar vidas.