Entenda mais sobre o tratamento do câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata ainda morrem pela doença, o que poderia ser evitado se houvesse o diagnóstico precoce, quando as chances de cura chegam 90%. A identificação de pacientes que se enquadram no grupo de risco para o desenvolvimento da doença, por meio de parâmetros clínicos ou laboratoriais, auxiliam no acompanhamento e tratamento individualizado de acordo com os fatores de risco e diagnostico de cada paciente.

Como é o tratamento do câncer de próstata?

  • Tumor de baixo risco- Primeiramente é ofertado o regime de observação vigilante que consiste em avaliações periódicas por meio do toque retal e dosagem de PSA, pode ser solicitada ressonância magnética e biópsia prostática. O tratamento cirúrgico só é realizado quando ocorre progressão da doença em paciente com expectativa de vida maior que 10 anos e em paciente com idade menor que 75 anos.
  • Tumor com risco de progressão alto ou moderado – em fase inicial são tratados e curados.
  • Para tumor local avançado utiliza-se radioterapia ou cirurgia, combinado com tratamento hormonal.
  • Para tumor metastático (quando o tumor se espalha para outros órgãos ou outras partes do corpo), inicialmente o tratamento recomendado é terapia hormonal.

Todos esses tratamentos são desenvolvidos de acordo com a necessidade do paciente e estabelecidos a fim de gerarem uma melhora e até mesmo a cura.

E é sempre importante lembrar que melhor que tratar é prevenir! Cuidar da alimentação, evitar hábitos nocivos à saúde, praticar exercícios e fazer exames preventivos periodicamente farão com que as chances de desenvolver o câncer de próstata diminuam.

Sua saúde é o seu maior patrimônio, não deixe o cuidado para depois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *