Entenda mais sobre o tratamento do câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes diagnosticados com câncer de próstata ainda morrem pela doença, o que poderia ser evitado se houvesse o diagnóstico precoce, quando as chances de cura chegam 90%. A identificação de pacientes que se enquadram no grupo de risco para o desenvolvimento da doença, por meio de parâmetros clínicos ou laboratoriais, auxiliam no acompanhamento e tratamento individualizado de acordo com os fatores de risco e diagnostico de cada paciente.
Como é o tratamento do câncer de próstata?
- Tumor de baixo risco- Primeiramente é ofertado o regime de observação vigilante que consiste em avaliações periódicas por meio do toque retal e dosagem de PSA, pode ser solicitada ressonância magnética e biópsia prostática. O tratamento cirúrgico só é realizado quando ocorre progressão da doença em paciente com expectativa de vida maior que 10 anos e em paciente com idade menor que 75 anos.
- Tumor com risco de progressão alto ou moderado – em fase inicial são tratados e curados.
- Para tumor local avançado utiliza-se radioterapia ou cirurgia, combinado com tratamento hormonal.
- Para tumor metastático (quando o tumor se espalha para outros órgãos ou outras partes do corpo), inicialmente o tratamento recomendado é terapia hormonal.
Todos esses tratamentos são desenvolvidos de acordo com a necessidade do paciente e estabelecidos a fim de gerarem uma melhora e até mesmo a cura.
E é sempre importante lembrar que melhor que tratar é prevenir! Cuidar da alimentação, evitar hábitos nocivos à saúde, praticar exercícios e fazer exames preventivos periodicamente farão com que as chances de desenvolver o câncer de próstata diminuam.
Sua saúde é o seu maior patrimônio, não deixe o cuidado para depois!