Diet ou Light, quais as diferenças entre eles?

Você vai ao supermercado e se depara com uma infinidade de produtos e bate aquela dúvida: é melhor levar light ou diet? Se você acha que tanto faz, saiba que existem diferença entre eles e que dependendo da escolha sua saúde e dieta podem ficar comprometidos.

Alimentos Diet

Os alimentos diet, conforme aponta a Anvisa pela Portaria SVS/MS 29, de 13 de janeiro de 1998, tem redução ou isenção de determinado nutriente, como açúcar, gordura ou proteína. É indicado para pessoas que necessitam de uma alimentação com restrição de algum desses nutrientes, como é o caso dos diabéticos, que precisam controlar a quantidade de açúcar. Normalmente não apresenta muita diferença no sabor.

Alimentos Light

Já os alimentos Light são descritos na Portaria SVS/MS 27, de 13 de janeiro de 1998 como aqueles que tem redução mínima de 25% de algum nutriente, podendo ou não ter redução de calorias. Isso porque, alguns produtos light apresentam apenas redução de sódio, o que não influencia no valor calórico.

Leia sempre o rótulo dos produtos

Um erro comum é achar que todos esses produtos são bons para quem quer emagrecer. Não existe uma categoria específica que seja melhor para a dieta. Cada produto é diferente. O chocolate diet tem pouco açúcar, mas há acréscimo de gordura, o que também o torna mais calórico que um chocolate tradicional. Por isso, é fundamental ler o rótulo e verificar qual ingrediente está sendo reduzido.

Diet ou light, consuma com moderação

É importante ressaltar, que esses produtos também devem ser consumidos com moderação, pois muitos apresentam sacarina e ciclamato sódico, edulcorantes que já foram comprovados em estudos que são prejudiciais para o organismo se consumidos em excesso. Assim, o ideal para uma vida mais saudável é ter moderação nesses produtos e investir em uma alimentação rica em frutas, vegetais, água, além de combinar com atividade física.

 

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