Design thinking e a importância no mundo dos negócios

O design thinking, quando bem utilizado, tem muito valor para as empresas, pois o mercado esta em constante mudança e as inovações podem surgir de formas e maneiras diferentes, e a qualquer momento. A Globalização permite que a concorrência seja cada vez maior e por isso é necessário estar alinhado com o mercado.

 

O que é design thinking ?

Em tradução literal, significa “pensamento de design”, é uma metodologia, que na pratica, busca encontrar o modelo exato de um produto, seja ele físico, processo ou serviço, unindo os recursos humanos e tecnológicos e aplicando-os nos negócios.

A metodologia de design thinking é aplicada no inicio da elaboração de um projeto de desenvolvimento de produto, e deve ser adaptada de acordo com as demandas de cada projeto. O objetivo da ferramenta é atender as principais necessidades, desejos e limitações do cliente, e a partir daí estruturar um produto que atenda as especificidades da empresa e do cliente, resultando assim, em um produto exato.

 

A importância do design thinking para os negócios

Ter um produto adaptado para o “gosto” do cliente é um fator diferencial muito importante, segundo um estudo publicado pela SAP Brasil […] O consumidor não quer apenas receber um produto ou serviço, ele leva em consideração a experiência vivida durante todo o processo e relacionamento com as empresas. […], a “disputa” por cliente já não se limita mais só a preço, produto, praça ou promoção, é necessário ter um produto inovador, com foco nas necessidades do cliente e que traga uma experiência completa, do inicio ao fim da compra.

A empresa que se dispõe a lançar um novo produto ou a retrabalhar um existente, tem uma boa oportunidade em mãos. O projeto sendo economicamente viável precisa ser bem estruturado para maximizar os benefícios, e é aí que entra a metodologia de design thinking, que busca encontrar o melhor caminho para ter um produto o mais completo possível, buscando um ponto de equilíbrio entre as necessidades da empresa e do cliente.

Metodologias do design thinking

A equipe de desenvolvimento, que fará uso da metodologia, precisa ter liberdade criativa e pensamento critico, para que o projeto tenha fluidez, executando as 4 etapas fundamentais, imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Espera-se encontrar quais caminhos e complementos usar, antes mesmo da etapa final do projeto. Outras metodologias podem ser usadas no decorrer do desenvolvimento, como complemento, como o UI e UX (User Interface e User Experience), por exemplo, mas tudo depende de qual o objetivo da empresa com o produto. É importante alinhar as expectativas da empresa, com relação ao produto, por isso busca-se um ponto de equilíbrio entre as necessidades da empresa e do cliente.

Criar um novo produto demanda tempo e investimento, e em um mercado onde qualquer um tem espaço para inovar, se torna necessário buscar meios de assegurar o máximo possível o sucesso de um produto, não existe receita magica, mas existem métodos e conceitos que podem ajudar a alcançar o objetivo esperado. Sabendo como e onde aplica-los, a empresa se tornara competitiva e inovadora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *