Dengue: a importância da hidratação

A dengue é uma doença febril, causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde a dengue possui quatro sorotipos distintos (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Um individuo pode ser infectado pelos quatro tipos, porém, uma vez que uma pessoa entra em contato com algum desses sorotipos, gera resistência a ele para o resto da vida. Isso significa que, se você pegar dengue e o sorotipo for 1, nunca mais contrairá dengue pelo sorotipo 1, mas ainda poderá contrair dengue pelos demais.

Entre os sintomas da dengue estão:

  • Febre alta – 38°
  • Dores de cabeça
  • Dor nos olhos (globo ocular)
  • Manchas pelo corpo
  • Fortes dores no corpo
  • Falta de apetite
  • Em alguns casos, há presença de sangramento nasal, boca ou por meio da urina

A manifestação da doença pode ser de diferentes formas. Em alguns casos, a doença pode ser assintomática. Nesses casos, no entanto, independente dos sintomas, a conduta de hidratação é sempre a mesma.

Por que a hidratação é tão importante em quadro de dengue?

Quando um indivíduo é acometido pela dengue, ocorre a redução do percentual de água dentro dos vasos sanguíneos. Se essa água perdida não for reposta rapidamente, o individuo pode ter o quadro de saúde agravado, podendo levar à morte.

Por isso, ao identificar qualquer sintoma que sugira um possível quadro de dengue, deve-se procurar auxílio médico para verificar, por meio de exames clínicos, a contagem de plaquetas e iniciar o tratamento.

A hidratação é o pilar básico para o tratamento contra a dengue, seja por via oral ou endovenosa.  Por via endovenosa, inclui-se o uso de soro de acordo com a prescrição médica. Já por via oral inclui a ingestão de água, sucos de frutas, chá, água de coco e soro caseiro, podendo ser realizada em ambiente hospitalar ou doméstico, dependendo do grau de severidade do quadro e da escolha do médico ao avaliar o estado de saúde do paciente.

Realizando o tratamento adequadamente, o paciente começará a sentir melhora do quadro e redução dos sintomas da dengue em 4 ou 5 dias, após o início da hidratação adequada.

A dengue normalmente tem cura espontânea, após o 10° dia. Em casos de dengue hemorrágica, pode haver complicações quando o indivíduo perde mais de 1 litro de sangue, gerando dificuldade para o coração bombear sangue para todo o corpo, podendo levar à complicações severas ou à morte.

Soro Caseiro

Ingredientes

  • 1 Litro de água filtrada, fervida ou mineral.
  • 1 Colher de sopa bem cheia de açúcar (20 gramas)
  • 1 Colher de café de sal (4 gramas).

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e tome aos poucos ao longo de todo dia. Lembre-se: importantíssimo repor a hidratação dos vasos sanguíneos e restaurar a saúde após a infecção pelo vírus.

Um comentário em “Dengue: a importância da hidratação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *