Deixe tudo em ordem para as férias em 5 passos

As merecidas férias serão mais tranquilas e aproveitadas caso você esteja preparado para isso.Temos que nos preparar para as férias e, também, para o retorno delas. Para tanto, podemos nos organizar de forma a não sofrermos as consequências de um descanso sem planejamento.

Abaixo, algumas dicas de como e do que precisamos nos lembrar antes de esticarmos nossas perninhas num gigante e confortável sofá, sem fazer vários nadas durante horas.

1. Priorizar demandas

Como abordado já em outro artigo, saber priorizar as demandas permite que você resolva as questões mais impactantes, dando importância para aquilo que realmente afetará a organização. Resolva estas demandas e deixe as menores com a pessoa que será preparada para responder por você na sua ausência ou, então, negocie com o solicitante a resolução após o retorno de suas férias. Não se apegue a resolver pequenos assuntos, pois, neste momento, é importante analisar o que, de fato, importa. Lembre-se: muitas das pequenas questões, que deveriam ser tratadas com você em outro momento, serão lembradas somente neste momento pelos seus colegas de trabalho.

2. Não deixe pendências e e-mails não respondidos

Tem coisa mais desagradável do que não ter seu e-mail respondido quando você depende disso para dar vazão ao seu trabalho e entregar no seu prazo? Pelo menos com um ‘Recebido e em análise’? Além de mostrar respeito pelo colega de trabalho, dará o direito de, também, cobrar respostas quando alguma pessoa não te responder devidamente. E não se esqueça de anotar em sua agenda ou em algum lugar de que após o retorno das férias terá este e-mail ou assunto pendente, caso não consiga responder ou resolver antes de sair de férias.

3. Preparar uma pessoa

Extremamente recomendado que o conhecimento, em todos os níveis, seja sustentável. Ou seja, que a resposta e solução de dúvidas rotineiras possam ser sanadas por uma pessoa que não seja você. Na sua ausência, documentos e anotações também valem para, em um momento de urgência, servir de consulta para responder a dúvidas durante as suas férias.

4. Organizar

Ter o seu trabalho organizado durante o ano fará com que, quando chegar neste momento de tirar férias, você não se desespere. Faça uma lista de prioridades a serem vistas assim que retornar das suas merecidas férias. Deixe essa lista salva no seu computador e uma cópia na sua agenda. Assim, você terá uma ajudinha para se lembrar de quais as prioridades pós-férias.

5. Comunicação

Direcione seu e-mail para o seu substituto temporário. Comunicar as pessoas que te procuram durante este período fará com que evite pendências e urgências não resolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *