Curiosidades das ceias de Natal ao redor do mundo

No Brasil, o Natal é comemorado com a família reunida, trocando presentes e desfrutando de uma ceia bem generosa. E por mais que essas tradições pareçam universais, na realidade não é. Em outros países o Natal é comemorado de diferentes maneiras.

A tradicional ceia, acontece de diversas maneiras pelo mundo, com diferentes tipos de comida e em datas diferentes, mas sempre com o mesmo significado. Cada país possui sua tradição, o que faz com que o Natal tenha um significado único e especial para cada um. Confira as tradições natalinas de cada país.

Brasil: o pernil suíno e o frango passaram a estar presentes com frequência na ceia natalina. E um dos motivos por essa troca, ou acréscimo desses novos elementos, na ceia de natal se dá pelo custo elevado da ave mais tradicional da ceia, o peru.

 

Espanha: mais especificamente na região de Galiza, o prato principal da ceia natalina é o polvo. Galiza é a cidade mundialmente conhecida pela pesca do polvo, sendo esse o alimento mais consumido da região. Na ceia de Natal não é diferente. O prato principal servido é o polvo cozido na panela com um molho feito com azeite, alho, e pimentões picantes.

 

Rússia: o prato principal da festa é o Kutiá. Trata-se de um alimento ritualístico, preparado a base de trigo cozido e mel, ao qual também pode-se adicionar nozes, passas e sementes de papoula. Os principais ingredientes da receita possuem significado simbólico na cultura ortodoxa. O trigo alude à ressurreição e o mel significa eternidade.

 

África do Sul: a África do Sul possui uma variada gastronomia, muito colorida. Durante a ceia natalina é de costume comer legumes variados, arroz com passas e o tradicional peru. Também é comum que a ceia aconteça do lado de fora das casas.

 

Jamaica: tradicionalmente a ceia natalina neste país tem como principal elemento culinário a ervilha, além de uma grande variedade e carnes e outros acompanhamentos.

 

FRANÇA: na terra da culinária, a ceia natalina não poderia ser menos  requintada e muito sofisticada. Os pratos que compõem a ceia natalina francesa são: lagosta, ostra, escargot, foie gras e o peru. As bebidas seguem o mesmo padrão de sofisticação dos pratos como champanhe, espumantes e vinhos.

Podemos observar diferentes lugares do mundo servindo diferentes ceias de Natal, podendo variar de acordo com a cultura e costumes. No entanto, o objetivo é sempre o mesmo: reunir a família e celebrar a vida!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *