Como estimular o consumo de frutas pelas crianças

Quando somos crianças é que formamos os principais hábitos alimentares, que serão levados para toda a vida. Nessa fase, uma alimentação saudável com frutas e vegetais depende do incentivo dos pais, que devem começar pelo exemplo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda cuidados na alimentação das crianças, que devem ser distintos para cada fase da infância. Segundo a FIOCRUZ, a obesidade afeta 15% das crianças e 8% dos adolescentes do país, sendo estimado que 8 em cada 10 continuarão nessa condição na vida adulta.

Alguns fatores tem levado as crianças a ganhar peso com facilidade: sedentarismo, genética e hábitos alimentares inadequados. O consumo exagerado de doces e produtos industrializados, junto com o baixo consumo de frutas e hortaliças, são causadores.

Cuidados com a alimentação

Até o 6° mês de vida, o aleitamento materno deve ser exclusivo, sem ofertar nem mesmo água. Suco, chá ou outros alimentos sólidos ficam proibidos. A partir do 6° mês, introduzir alimentos de forma lenta e gradual, sem a retirada do aleitamento materno, que deve ser continuada pelo menos até os 2 anos de idade.

Depois que a criança começa a se alimentar, a oferta de alimentos deve ser variada, obedecendo às leis da alimentação: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez, respeitando sempre a vontade da criança.

É muito importante evitar doces, frituras, refrigerantes nos primeiros anos de vida. A criança que ingere muitas guloseimas provavelmente terá mais dificuldade para aceitar alimentos mais saudáveis, como frutas e hortaliças.

Frutas para uma alimentação saudável e divertida

Ofereça diferentes tipos e cores de alimentos diariamente.  As frutas ofertadas devem ser variadas e, sempre que possível, ofereça a criança as frutas com casca, pois existem nutrientes que estão apenas na casca dos alimentos, o que faz dele mais completo e nutritivo.

É comum que a criança recuse alguns alimentos, mas é muito importante oferecer várias vezes o mesmo alimento, de diferentes formas. Como as frutas que podem ser cortadas em diferentes formatos, é possível estimular a criança desse jeito. Coração, estrela e outras combinações podem dar asas à imaginação, tornando a hora do lanche um momento divertido e, ao mesmo tempo, saudável.

Variar o preparo também é uma possibilidade. A banana e o morango, por exemplo, podem ser congelados e depois batidos com iogurte para preparar um refrescante e delicioso sorvete.

A salada de frutas, recheada de cores e sabores, também é um atrativo que chama a atenção dos pequenos. Opção rápida e prática desde lanches diários e mesmo para festinhas. Na hora de preparar a lancheira, evite os biscoitos e outros industrializados. Dê preferência para frutas que não precisam ser cortas, como maçã, pêra e banana.

 

Lembre-se: hábitos que começam na infância serão levados para a vida toda. Dê o exemplo e ajude as crianças a crescerem para ser um adulto saudável. Esperar pela idade certa para conscientizar não é a melhor opção, com grande risco de rejeição.

Se você ainda está cuidando da sua alimentação, como adulto, vale destacar a importância desses hábitos para cuidar da sua energia e também da sua saúde psicológica. Além disso, você pode ver aqui como incluir mais vegetais na sua rotina.

Gostou? Continue acompanhando as novidades do Cooper Gente e, para colocar em prática, faça hoje mesmo essa salada de frutas.

 

Salada de frutas divertida

 

Ingredientes

½ Unidade de manga

½ Unidade de maça picada

½ Unidade de kiwi

3 Unidades de morango

½  Fatia de melancia

1 laranja espremida

1 Colher de sobremesa de mel

 

Modo de preparo

Lave todas as frutas antes de cortá-las. Em seguida, descasque a manga, o kiwi e a melancia. Com o auxílio de um cortador, corte a manga,maça, kiwi e a melancia, depois pique também os morangos. Coloque em um refratário e regue com o suco da laranja, espremido na hora (o suco da laranja impede o escurecimento das frutas, principalmente da maçã, que oxida facilmente). Acrescente o mel, para dar um toque ainda mais especial.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *