Conheça as diferenças entre os chocolates

Branco, preto, ao leite, com castanhas ou amendoim, a verdade é que o dia mais doce do ano está chegando e os supermercados já exibem diferentes tipos de chocolates. Mas, com tanta variedade, qual a melhor opção para levar para casa?

Apesar de doce, o chocolate carrega muitos nutrientes derivados do cacau, como é o caso dos flavonoides que atuam na proteção do coração. Assim, a versão amarga, com mais de 60% de cacau, é que concentra maior teor de antioxidantes e traz mais benefícios a saúde, porém nem sempre agrada todos os paladares.

Por isso, existe o meio-amargo com 40% a 55% de cacau. Ele tem um sabor mais suave em relação ao amargo e tem menos açúcar e manteiga de cacau do que a versão ao leite.

Já o chocolate ao leite tem menos cacau e concentra mais açúcar e massa de cacau. Com textura cremosa, é mais docinho, tem uma coloração marrom clara e agrada facilmente quem prova, porém é pobre em nutrientes e fitoquímicos em relação às opções acima.

E ainda tem o chocolate branco, o qual possui sabor suave e agrada muito quem tem o paladar mais adocicado. Porém ele é o mais calórico e possui apenas manteiga de cacau e açúcar na composição, o que não acrescenta muitos nutrientes ao alimento.

Vale ressaltar que existem as versões diet, mas se engana quem acha que, por não conter açúcar, pode comer a vontade. Na verdade, a indústria capricha na adição de gorduras e isso pode levar a um aumento de calorias do produto.

Agora que você já sabe a diferença entre os chocolates, invista na melhor opção e consuma com moderação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *