Como implementar o PDI em sua equipe

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um processo constituído de um plano de ação elaborado entre o colaborador e seu gestor e/ou RH e que tem como objetivo possibilitar oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento. Nesse contexto, o PDI serve de apoio para que o foco seja mantido e que os passos rumo ao desenvolvimento sejam dados de forma estratégica e efetiva, e não de forma aleatória.

O principal ponto para construção de um PDI é entender quais são os objetivos esperados para a área e de que forma os colaboradores se encontram hoje. Para isso, algumas técnicas podem ser aplicadas, como avaliações de desempenho periódicas, levantamento de perfil alinhado a descrição de cargos ou feedbacks que proporcionam espaço ao diálogo e a exposição dos planos e projetos.

Feito isso, vamos ao PDI propriamente dito. Algumas empresas optam por ter um processo formal, feito através de um formulário previamente elaborado. Durante o feedback, o gestor orienta o colaborador a buscar os recursos para o desenvolvimento dos principais pontos de melhoria identificados. Nesse planejamento deve constar a ação a ser executada pelo colaborador, o prazo para início e término, metas mensuráveis e atingíveis e os ganhos que ele terá com o cumprimento dessa ação.

Periodicamente o gestor deverá acompanhar o cumprimento desse planejamento, colocando-se à disposição para auxiliar o colaborador na dificuldade que ele encontrar. Vale reforçar que, apesar de ser um procedimento altamente eficaz nas organizações, a responsabilidade de realização dele é do colaborador, sendo ele o principal responsável pelo cumprimento das atividades previstas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *