Como evitar o aumento de peso nas estações mais frias do ano

Com a chegada do outono, as folhas das árvores começam a cair e ao mesmo tempo, seguem caindo as temperaturas.

Aquele vento fresco que bate no rosto, a temperatura diminuindo dia após dia, acompanhado daquela preguiça e uma vontade de chegar em casa no final do dia, tomar aquele banho quentinho, comer e cair nas cobertas.

As academias e parques da cidade ficam cada dia mais vazios e a prática diária de atividade física fica cada dia mais remota. Entretanto, a ingestão alimentar aumenta com a queda da temperatura, fazendo com que muitas vezes ganhemos peso nesse período.

Ganho de peso e temperaturas baixas

O que muitas pessoas desconhecem é que nos dias frios, típicos do outono e inverno, as chances de perder peso aumentam.

Isso acontece pois, quando a temperatura cai, nosso metabolismo fica mais acelerado porque o nosso corpo precisa gastar mais energia para gerar calor e o manter aquecido, mantendo a temperatura corporal adequado. Por isso é mais fácil emagrecer nos dias frios do que nos dias quentes.

Então qual é a razão e ganharmos mais peso no inverno? Isso acontece porque optamos por ingerir alimentos quentes, muitas vezes mais calóricos nesse período do ano, com o objetivo de saciar a fome, mas também usamos esse recurso para aquecer o nosso corpo.

Para aquecer o nosso corpo nos dias frios, sem risco de ganhar peso e chegarmos nas estações mais quentes do ano de bem com a balança, devemos optar por ingerir alimentos de baixas calorias e também alimentos que tenham propriedades termogênicas.

Alimentos e queima de gordura

Os alimentos termogênicos são difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo, fazendo com que ocorra um consumo elevado de energia/calorias para realizar o processo digestório.

Alguns alimentos exercem essa função termogênica, acelerando o gasto energético e a queima de gordura corporal. Apresento lhes alguns alimentos que auxiliam nesse processo:

  • Pimenta vermelha – é constituído por uma substância bioativa chamada capsaicina, que estimula o aumento da gordura corporal, acelerando o metabolismo.
  • Gengibre – possui um composto bioativo chamado gingerol, possui ação anti-inflamatória, termogênica, ainda ajuda na redução do apetite, o que é muito importante para quem precisa perder peso.
  • Canela – possui um composto bioativo, chamado cinnamaldehyde, que exerce inúmeros benefícios ao organismo, tem ação antioxidante pela presença dos polifenóis, ação anti-inflamatória, reduz risco de doenças cardíacas, diminui a resistência à insulina, reduz os níveis de açúcar no sangue, pois foi comprovado que a canela diminui a quantidade de açúcar enviada à corrente sanguínea após as refeições. Descobriu-se que substâncias presentes na canela imita a insulina, aumentando a absorção de açúcar pelas células, produzindo efeito antidiabético e também auxiliando no aumento do gasto energético e consecutivamente a perda de gordura corporal.
  • Café – possui com o principio ativo cafeína, que além de possuir propriedade neuro estimulante, tem ação na corrente sanguínea e até mesmo em tecidos periféricos, estimulando o aumento da temperatura corporal, auxiliando na queima de gordura corporal e até mesmo na redução da celulite.
  • Clara de ovo – essa parte do ovo é rica em proteínas de alto valor biológico e colabora para o ganho de massa muscular. Assim, quanto maior a quantidade de tecido muscular nós temos, maior será o nosso gasto calórico diário, pois o tecido muscular, é metabolicamente ativo. O consumo de proteínas, tanto da clara de ovo quanto das carnes magras como frango, peixe, carnes bovinas magras (patinho e lagarto), também exercem um poder termogênico sobre o organismo, pois para que ocorra a digestão das proteínas ela precisa ser transformada em aminoácidos para ser absorvida, exigindo que o organismo queime calorias para a realização desse processo.

Carboidratos e calorias

Dessa forma, podemos optar pelo preparo de alimentos com baixo carboidrato como alguns vegetais (brócolis, chuchu, batata doce e a abobrinha) no lugar de utilizar macarrão, que possui mais carboidratos e calorias.

Ainda como bebida quente, optar por um delicioso chá de canela ou outro chá termogênico no lugar do chocolate quente, que oferece maior valor calórico ao organismo, facilitando o ganho de peso corporal.

Ainda que optemos pela ingestão de alimentos com baixo carboidrato e até mesmo alimentos termogênicos, é importante lembrar que nenhum alimento por si só levará ao emagrecimento. Sendo assim, a moderação e o equilíbrio serão essenciais quando o assunto for manter-se em paz com a balança.

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