Como escolher um coach

Para falar desse assunto vamos pontuar o significado das palavras: Coach, Coaching e Coachee.

Coach é o profissional certificado por uma instituição formadora que habilita essa titularidade. Coaching é um processo de autodesenvolvimento e autoconhecimento direcionado por um Coach. Coachee é a pessoa responsável por esse processo, ou seja, quem faz o coaching.

A palavra Coach nunca esteve tão em alta no meio corporativo e pessoal, porém o que vemos na prática é que vários profissionais que atuam em algum âmbito de desenvolvimento humano têm se intitulado Coach. Então aqui vai a primeira dica de como escolher um Coach: exija a certificação dele. No Brasil há várias instituições formadoras.

Qual a área ou situação (problema) da sua vida você quer trabalhar? Têm coachs que atuam em várias áreas e outros são específicos, esse pode ser um dos critérios. Se você não tem bem ao certo qual a área que quer trabalhar, a próxima dica vai te ajudar.

Procure falar com seu futuro Coach em uma sessão, um tipo de entrevista, para avaliar o direcionamento da conversa e o método que será utilizado, assim vocês aproveitam essa primeira conversa para se descobrirem e se um pode ajudar o outro. Nada como um olho no olho. Sentir-se seguro já é um bom começo do processo.

Se você é um RH de uma empresa e quer levar esse processo de desenvolvimento para dentro dela, converse com seus colegas de área e tente entender como foi o processo dentro da empresa deles, os profissionais que conduziram, a metodologia utilizada e os resultados que alcançaram. Reunir todas essas informações são importantes para saber se será esses mesmos passos que pretende seguir.

A última dica vai para você futuro Coachee ou RH de empresa. Mesmo que o profissional escolhido atenda todos os requisitos acima, o resultado de um processo de coaching depende, também, da entrega do Coachee e de seu comprometimento. O Coach não aconselha e nem toma as decisões necessárias, isso cabe a pessoa que está passando pelo processo de autodesenvolvimento e autoconhecimento. O Coach vai utilizar ferramentas que auxiliem e estimulem o Coachee a chegar a suas próprias conclusões e decisões a serem tomadas. Portanto, o sucesso do processo está diretamente ligado ao comprometimento e entrega do Coachee a essa mudança.

Sucesso nos trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *